Santos veta contratações sem aval de Peres para evitar "cabide de empregos"

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/SantosFC

    José Carlos Peres, presidente do Santos, não quer misturar eleição com gestão

    José Carlos Peres, presidente do Santos, não quer misturar eleição com gestão

Após realizar demissões em massa em seu primeiro mês de gestão, a nova diretoria do Santos tomou uma postura radical para não cair no possível erro de seus antecessores: o famoso "cabide de empregos". O UOL Esporte teve acesso ao documento emitido pelo presidente José Carlos Peres que veta contratações no clube paulista sem o seu aval (veja aqui).

Peres e companhia demitiram cerca de 150 funcionários registrados em CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas), mas o número chega a 300 somando os assalariados por contratos de prestadores de serviço (Pessoa Jurídica). Agora o mandatário santista escreveu até um ofício para evitar que a folha salarial do departamento de futebol e administrativo fique inchada novamente.

José Carlos Peres quer evitar contratações sem necessidades ou apenas para agradar seus apoiadores na campanha eleitoral. O dirigente santista tem sofrido pressão de pessoas que cobram cargos por conta de apoio no pleito. A maioria quer emprego em vagas de expressão, como técnicos e dirigentes das categorias de base, e até como diretor do departamento de futebol profissional.

Há muitos, inclusive, que fazem pressão para ficar com a vaga de Gustavo Vieira, demitido na última segunda-feira após 45 dias no cargo - a emissão do ofício ocorreu poucas horas antes da saída do executivo. Inicialmente, a diretoria do Santos decidiu não repor a vaga. Muitos nomes foram oferecidos, mas a ideia é dividir a função entre integrantes do Comitê Gestor e o gerente de futebol, William Machado.

O presidente José Carlos Peres e o advogado Daniel Bykoff, diretor executivo do departamento jurídico do Santos, devem dividir o comando da função deixada por Gustavo Vieira. William, por sua vez, deve permanecer no cargo de dirigente mais próximo ao elenco.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos