Topo

Na volta de Jesus, City supera Arsenal e conquista 1º título com Guardiola

Jogadores do City fizeram a festa no Estádio de Wembley - Carl Recine/Reuters
Jogadores do City fizeram a festa no Estádio de Wembley Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/02/2018 15h23

Em jogo que marcou o retorno de Gabriel Jesus após quase dois meses lesionado, o Manchester City venceu o Arsenal neste domingo (25) por 3 a 0 no Estádio de Wembley, em Londres, e faturou a Copa da Liga Inglesa. Agüero, Kompany e David Silva fizeram os gols.

Este é o quinto título do clube na história da competição, aproximando-se do Liverpool, maior campeão, com oito. O City já havia conquistado as edições de 1970, 1976, 2014 e 2016. O Arsenal, por outro lado, permanece com dois troféus do torneio (1987 e 1993).

Os dois clubes curiosamente têm novo encontro marcado para a próxima quinta-feira, 1 de março, em jogo atrasado do Campeonato Inglês. O embate será no Emirates Stadium.

Brasileiros em ação

Gabriel Jesus em ação em Manchester City x Arsenal - Reuters/Peter Cziborra - Reuters/Peter Cziborra
Imagem: Reuters/Peter Cziborra

Três brasileiros ajudaram o City a sair campeão neste domingo. Danilo, escalado improvisado pelo lado esquerdo, teve atuação segura e deu até assistência para David Silva no terceiro gol. Fernandinho também saiu jogando e vinha bem até se machucar logo no início do segundo tempo. Jesus, por outro lado, entrou a 15 minutos do fim e pouco produziu. O goleiro Ederson ficou na reserva.

Primeiro de muitos?

 Guardiola durante Manchester City x Arsenal na final da Copa da Liga inglesa - Glyn Klirk/AFP - Glyn Klirk/AFP
Imagem: Glyn Klirk/AFP

O resultado deste domingo garantiu a Pep Guardiola o primeiro título desde que chegou ao futebol inglês. Os 645 dias sem um troféu compunham o maior jejum de taças do técnico em sua curta carreira. A última havia sido levantada ainda nos tempos de Bayern de Munique, na Copa da Alemanha, em maio de 2016.

Vale lembrar que o treinador está em contagem regressiva para conquistar também a Premier League. O Manchester City lidera o torneio com 72 pontos, 13 de vantagem para o atual vice-líder, o Manchester United, que tem um jogo a mais. Faltam dez rodadas para o fim da competição.

Para completar, a equipe do espanhol também faz boa campanha na Liga dos Campeões: goleou o Basel por 4 a 0 na Suíça e praticamente assegurou vaga nas quartas de final do badalado torneio continental.

Batata assando

Por outro lado, Arsene Wenger tem muito a lamentar o resultado. Desde 1996 no comando do Arsenal, o técnico soma agora seu terceiro vice-campeonato na Copa da Liga Inglesa – já havia perdido finais para Chelsea e Birmingham.

A derrota deve aumentar a pressão pela saída do treinador. Resta agora ao time londrino na temporada a briga por uma vaga na Liga dos Campeões no Inglês (é o atual sexto colocado, com 45 pontos) e a Liga Europa – enfrenta o Milan nas oitavas de final.

Bravo e Agüero brilham

 Agüero comemora gol do Manchester City sobre o Arsenal - Peter Cziborra/Reuters - Peter Cziborra/Reuters
Imagem: Peter Cziborra/Reuters

A história da decisão deste domingo poderia ter sido diferente se o contestado Bravo, que é reserva do brasileiro Ederson nas outras competições, não tivesse feito um milagre na primeira grande chance do jogo, aos 5 minutos, defendendo com os pés desvio de Aubameyang na pequena área.

O goleiro chileno curiosamente também foi decisivo para o City abrir o placar aos 19 minutos. Ele bateu tiro de meta na direção de Agüero, que ganhou disputa com Mustafi, partiu em velocidade e tocou por cobertura, marcando um lindo gol.

O City manteve o controle na maior parte do tempo após o gol. Agüero inclusive quase marcou outro por cobertura no fim da etapa inicial, mas desta vez Ospina fez a defesa.

Fernandinho se machuca, Kompany amplia

Jogadores do City comemoram gol de Kompany contra o Arsenal - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters


A nota triste para o City em Wembley foi a lesão de Fernandinho. O volante sentiu a coxa e saiu de campo aos 5 do segundo tempo, dando lugar a Bernardo Silva. Ainda não há detalhes sobre o problema.

A equipe de Manchester, porém, não sentiu a saída do brasileiro. Aos 12 minutos, De Bruyne cobrou escanteio rasteiro, Gundogan mandou para a área e o capitão Kompany completou para as redes.

Virou passeio

O City não se acomodou com a vantagem e seguiu no ataque. Logo aos 18, Danilo, que atuou de lateral esquerdo no lugar do suspenso Delph, fez boa jogada e serviu David Silva, que não perdoou Ospina. 

A partir daí, o time de Guardiola esfriou o jogo e a torcida até ensaiou "olé" durante troca de passes à espera do apito final para celebrar o título. Por outro lado, um pequeno fã do Arsenal foi flagrado pela transmissão aos prantos e virou assunto na internet - como neste irônico comentário que sugere que o garoto se prepara para uma vida que não será fácil.

Jesus voltou

Ainda houve tempo para Gabriel Jesus fazer a estreia na temporada. O brasileiro, que machucou o joelho no fim de dezembro, entrou a 15 minutos do fim no lugar de Sané. Ele não teve muito tempo, mas chegou a levar perigo em jogadas do ataque da equipe, além de se envolver em discussão com Wilshere (leia mais aqui).