Topo

Após optar por saída em 2017, Cristiane anuncia retorno à seleção

Atacante Cristiane tinha decidido se aposentar da seleção em setembro do ano passado - Rick Rycroft/AP
Atacante Cristiane tinha decidido se aposentar da seleção em setembro do ano passado Imagem: Rick Rycroft/AP

Do UOL, em São Paulo

27/02/2018 11h41

A atacante Cristiane anunciou nesta terça-feira (27) o seu retorno à seleção brasileira feminina de futebol. A jogadora tinha optado por se aposentar da equipe nacional em setembro de 2017 após a demissão da treinadora Emily Lima. Atleta alegou que aceitou um pedido do treinador Vadão.

“Mais uma nova etapa na vida. Na carreira. No prazer de fazer o que eu amo que é jogar futebol. Fui procurada pelo professor Vadão, que me fez um apelo em nome da comissão técnica para eu voltar a servir a seleção brasileira. Foi um pedido para eu voltar. Este não foi o único. Muitas pessoas me procuraram e pediram pela minha volta”, escreveu Cristiane em sua conta oficial no Instagram.

Com isso, Cristiane se juntará à seleção na Granja Comary para o período de treinos em data Fifa. A ideia do técnico Vadão é contar com a atacante na Copa América, que se realizará em abril, no Chile.

Cristiane foi a principal parceira de Marta na seleção brasileira, a qual ela defende desde 2003. A jogadora conquistou duas medalhas de prata olímpicas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, e dois ouros do Pan-Americano, no Rio-2007 e Toronto-2015.

No sábado (24), Formiga também anunciou seu retorno à seleção. A jogadora, que participará da Copa América, também tinha decidido se aposentar da equipe nacional, mas voltou atrás.

Confira a nota de Cristiane na íntegra:

Mais uma nova etapa na vida. Na carreira. No prazer de fazer o que eu amo que é jogar futebol. Fui procurada pelo professor Vadão, que me fez um apelo em nome da comissão técnica para eu voltar a servir a seleção brasileira. Foi um pedido para eu voltar. Este não foi o único. Muitas pessoas me procuraram e pediram pela minha volta. O motivo da minha saída foi um só: tentar ajudar a modalidade de outra maneira, porque as meninas não estavam sendo ouvidas. O que me foi passado durante esse tempo fora é que ao menos uma mulher foi contratada e está trabalhando em cada categoria de base. Colocaram uma mulher no grupo principal. Teremos reuniões com o departamento financeiro, para que seja explicado para todas as meninas a questão do direito de imagem. É suficiente? Não. É pouco, mas estão fazendo. Me parece um bom começo. Hoje não podemos falar que não estão fazendo nada, ao menos estão se movimentando. Estou aqui para sentir se realmente tudo isso está acontecendo. Quero ver as mudanças antes de tomar uma decisão. Julgada eu vou ser, assim como fui quando tomei a decisão de sair no ano passado. Jamais vamos agradar a todos. Mas, se eu realmente voltar, não estarei olhando por mim. Mais uma vez estarei olhando por todas as meninas. Pela modalidade. Vou ajudar a dar mais voz ao nosso grupo. Acredito que terei muito mais pessoas felizes com a minha volta do que decepcionadas. O que posso dizer é que a minha missão continua e já pedimos uma reunião com o presidente atual. Tudo que eu fiz, faço e ainda vou fazer nunca foi por mim. Mas por toda a modalidade. Vou continuar sendo a Cristiane de sempre, buscando dia após dia o melhor para o nosso grupo. Agradeço a minha família sempre pelo apoio, aos meus fãs, às crianças e principalmente às minhas amigas e companheiras de Seleção, que são e serão as mais impactadas com o maior desenvolvimento da nossa modalidade.