Chapecoense ganha o 'Oscar' do esporte por renascimento após acidente aéreo

Do UOL, em São Paulo

  • Toni Albir/EFE

    Neto e Jackson Follmann são aplaudidos no Camp Nou antes do amistoso entre Barça e Chape

    Neto e Jackson Follmann são aplaudidos no Camp Nou antes do amistoso entre Barça e Chape

Considerado o Oscar do esporte, o Laureus Awards premiou nesta terça-feira (27) a Chapecoense como o Melhor Momento Esportivo de 2017, pela recuperação do clube catarinense após o acidente aéreo na Colômbia, em novembro de 2016, que vitimou jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas antes da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional.

O evento de premiação ocorreu no principado de Mônaco, na França, e contou com a presença de personalidades como o tenista suíço Roger Federer. A escolha do vencedor foi por votação popular no site do Laureus, e nos últimos dias contou com o apoio de famosos nas redes sociais em prol da escolha da Chape à honraria.

No ano passado, em plena reestruturação pós-tragédia, a Chape sagrou-se campeã catarinense e, com a oitava colocação no Campeonato Brasileiro, classificou-se à fase preliminar da Copa Libertadores de 2018, em que acabou eliminada pelo Nacional do Uruguai.

A história do clube comoveu o futebol mundial e gerou amistosos contra europeus no segundo semestre de 2017, o mais simbólico deles contra o Barcelona, em agosto, no Camp Nou, que marcou o retorno aos gramados do lateral-esquerdo Alan Ruschel, um dos sobreviventes da tragédia ao lado do goleiro Jackson Follmann e do zagueiro Neto, todos aplaudidos em pé no estádio catalão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos