Topo

Esvaziada, 'segunda divisão' dos EUA cancela temporada e provoca debandada

Justiça deixou NASL sem status de 2ª divisão; liga contou só com oito times em 2017 - @naslofficial/Twitter
Justiça deixou NASL sem status de 2ª divisão; liga contou só com oito times em 2017 Imagem: @naslofficial/Twitter

Do UOL, em São Paulo

27/02/2018 17h20

A North American Soccer League (NASL), uma liga secundária de futebol nos Estados Unidos, não será disputada em 2018. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela própria liga, em meio a vários problemas de organização.

No último mês de setembro, a Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF) negou à NASL o status de segunda divisão local, uma vez que o campeonato não atingia os padrões da federação para constituir o equivalente a uma divisão de acesso. Entre os principais pontos em questão, estava o número de times no torneio: enquanto a Major League Soccer (principal divisão) tem 23 times e a United Soccer League (atualmente reconhecida como segunda divisão, embora sem acesso à MLS) conta atualmente com 33 equipes, a NASL teve apenas oito agremiações em campo durante a temporada 2017.

Em meio à batalha por sua sobrevivência, a NASL já havia cancelado sua temporada de primavera (uma espécie de primeiro turno). A ideia era retornar aos gramados em agosto, quando seria realizada a temporada de outono (segundo turno) como turno único de 2018.

Ao mesmo tempo, a liga buscava uma liminar nos tribunais para se confirmar como a segunda liga nos Estados Unidos. A Justiça, no entanto, rejeitou o pedido na última semana.

Diante do cancelamento, as oito equipes que disputaram a NASL em 2017 devem se dividir em outras ligas abaixo da MLS. Três delas – New York Cosmos, Miami FC e Jacksonville Armada – irão para a National Premier Soccer League (NPSL), uma espécie de quarto escalão do futebol nos EUA. Já North Caroline FC e Indy Eleven se mudaram para a United Soccer League – que havia sido “rebaixada” de segunda para terceira divisão no país, recuperando a posição.

Os outros três times vivem situações distintas. O San Francisco Deltas, campeão da última temporada, fechou as portas, enquanto o FC Edmonton deve ingressar em uma nova liga do Canadá. O Puerto Rico FC ainda não tem destino certo, já que parte de suas instalações foram danificadas ou perdidas após a passagem do Furacão Maria.