Topo

Aposta de rival do Tottenham faz lição no ônibus e tem 'regra' no vestiário

Daniel Adshead, meia do Rochdale, tem 16 anos - Site oficial do Rochdale
Daniel Adshead, meia do Rochdale, tem 16 anos Imagem: Site oficial do Rochdale

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

28/02/2018 07h55

Para a maioria dos jogadores, o deslocamento até o estádio é aquele último momento de distração antes de uma partida. Uns ouvem música nos fones de ouvido ou em caixas de som sem fio, outros promovem rodadas de carteado. Dá até para tirar um cochilo na poltrona do ônibus. Para o inglês Daniel Adshead, é a hora de aproveitar o tempo livre para fazer a lição de casa que terá de entregar no dia seguinte.

Revelação das categorias de base do Rochdale, clube da terceira divisão inglesa, Adshead tem 16 anos e concilia a rotina de atleta com os estudos no Wright Robinson College, na cidade de Manchester, instituição pela qual completará o ensino médio em maio, e onde poderá ser recebido como herói por professores e colegas de classe caso ajude a sua equipe a eliminar o Tottenham, nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília), no Wembley, pela quinta rodada da Copa da Inglaterra.

No primeiro confronto pelo torneio, em Rochdale, esperava-se um passeio do time de Londres, quarto colocado do Campeonato Inglês, mas o modesto time da casa deu trabalho. Saiu na frente do placar, levou a virada no fim, mas empatou nos acréscimos em 2 a 2, resultado que forçou o jogo extra para a definição do classificado. Adshead ficou no banco de reservas.

Nascido em Manchester em 2 de setembro de 2001, o meia Adshead é monitorado por potências inglesas como Arsenal e Chelsea, de acordo com a imprensa local. Trabalhar com Keith Hill, técnico do Rochdale e conhecido por saber desenvolver jovens talentosos como John Stones (zagueiro do Manchester City) e Daniel Drinkwater (volante do Chelsea), é um fator positivo que já carrega em pouco tempo como profissional.

Em 2017, dias após completar 16 anos, ele se tornou o mais jovem jogador a vestir a camisa do Rochdale. Para ganhar experiência, Adshead tem sido usado em torneios regionais, como a Copa da Inglaterra. Em oito jogos nesta temporada, não anotou gol, mas deu uma assistência.

Foi em uma dessas chances recebidas na equipe principal que a cena de Adshead realizando tarefas escolares ficou marcada. "Quando viajamos para enfrentar o Milwall, ele estava fazendo lição de casa no ônibus", recordou Hill em entrevista à emissora de TV britânica "BBC". Contra o Milwall, da segunda divisão inglesa, o Rochdale empatou fora de casa em 2 a 2 e avançou para ser o rival do Tottenham na Copa da Inglaterra ao vencer o jogo extra por 1 a 0.

A diferença de idade entre o jovem e o elenco gerou mudanças de rotina no clube. Por conta das leis britânicas de proteção à criança e ao adolescente, Adshead não pode tomar banho nem trocar de roupa no vestiário com a presença de outros companheiros de equipe. Em jogos no Spotland Stadium, casa do Rochdale, o meia tem chuveiro e armário privativos. Quando o time atua como visitante, ele tem de ficar sozinho em quartos de hotel.

"As pessoas esquecem que ele tem apenas 16 [anos]. Ele obteve muitos progressos para alguém que ainda está no colégio", exaltou o técnico Keith Hill.

Adshead seria um herói improvável, mas não impossível, em um torneio que já presenciou uma equipe de terceira divisão, o Wigan, eliminar o atual líder do Campeonato Inglês, o badalado Manchester City, de Pep Guardiola. O problema é que, caso o Rochdale surpreenda o Tottenham em Londres, não sobrará muito tempo para festejar, já que tem aula no dia seguinte.