Topo

Grêmio vai enviar comitiva a Barcelona para assinar venda de Arthur

Arthur, volante do Grêmio, vai para o Barcelona em janeiro de 2019 - Lucas Uebel/Divulgação
Arthur, volante do Grêmio, vai para o Barcelona em janeiro de 2019 Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2018 04h00

O Grêmio aguarda uma sinalização do Barcelona nos próximos dias para, em seguida, enviar uma comitiva à Espanha e assinar a venda de Arthur. O jogador, que não participará da viagem, já tem acordo firmado com o clube catalão.

Como informou o UOL Esporte na última semana, o Tricolor e o Barça fecharam negócio. Não houve ainda realização de exames médicos e assinatura de contratos, mas os moldes estão determinados e o martelo batido entre as partes. Restam as garantias bancárias para os depósitos e a formalização dos documentos.

Quando voltou para a Espanha, o diretor esportivo do clube, Robert Fernández, ficou de operacionalizar os documentos que serão assinados pela comitiva gremista, ainda a ser definida. A tendência é que viajem o executivo de futebol, André Zanotta, o advogado Gabriel Vieira e o CEO Carlos Amodeo.

O presidente Romildo Bolzan Júnior não garante que os representantes vão à Espanha, mas confirma que a ideia é enviar membros do clube para finalizar o negócio. "Pode ir, sim, estamos definindo isso, aguardando uma sinalização para que se proceda desta forma. Mas ainda não tem data", disse o mandatário.

Bolzan ainda considera que a negociação entre os clubes para venda do jogador está 95% concluída, restando apenas estes trâmites para que seja convocada uma coletiva e tudo oficializado.

A negociação

Arthur permanecerá no Grêmio até janeiro. Pela venda de 60% dos direitos do atleta, o Grêmio receberá 30 milhões de euros (R$ 120 milhões) em três parcelas. O montante pode crescer mais 10 milhões de euros (R$ 40 milhões), dependendo do número de participações de Arthur pelo Barça e de sua primeira renovação de contrato.

Por lá, o meio-campista de 21 anos vai assinar vínculo de cinco temporadas. Lesionado, Arthur ainda não atuou uma partida sequer neste ano. Segundo informa o Grêmio, não há qualquer relação entre a ausência e a negociação com o Barcelona.