Topo

Muricy se usa como exemplo para Ceni: "Tinha que se preparar mais na base"

Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/03/2018 18h16

Enquanto se destaca no Fortaleza, Rogério Ceni ainda pode ter outras chances de triunfar como técnico em um grande clube como o São Paulo, mas Muricy Ramalho acha que o ex-goleiro deveria ter seguido seus passos no início da nova profissão.

"Eu não tive oportunidade de falar com ele ainda, mas acho que ele teria que se preparar um pouco mais na base. Eu falo muito por mim, comecei na base, em todas as categorias. Depois fiquei muito tempo com o Telê, com o Parreira. Cheguei muito forte. Demorei um pouco para chegar, mas cheguei muito forte", disse o comentarista do SporTV durante o programa Seleção.

A primeira experiência de Muricy Ramalho como treinador do São Paulo foi no time infantil, em 1994, depois de comandar o Puebla, do México; alguns meses depois, foi promovido a auxiliar técnico de Telê Santana.

Foi assim que teve as primeiras oportunidades de treinar a equipe principal, quando Telê estava de férias ou quando o Tricolor levava apenas os reservas para disputar alguma competição. Só assumiu o cargo quando o técnico se afastou para tratar uma isquemia. Mas, mesmo depois de promovido, Muricy ainda voltou a ser auxiliar de Parreira.

"O Rogério sabe muito de futebol, é um cara estudioso, determinado. Vai ser um grande treinador, tem personalidade para treinar time grande. Mas eu acho que, como treinador, ele não tinha condições de resolver. Não tem essa experiência para resolver. Ele escolheu esse caminho e vai aprender na estrada, com os tombos, como aconteceu agora", acrescentou o ex-técnico.

"Para ele foi surpresa [a demissão do São Paulo], mas para mim não foi. Porque eu sei como é esse meio, ele não esperava isso. São coisas que vão acontecer que ele vai aprender. Mas que ele vai ser um grande treinador eu não tenho dúvida, porque ele tem todos esses predicados para ser bom treinador", disse o ídolo tricolor.

Galvão Bueno acredita que Rogério Ceni foi "usado" como ferramenta política da chapa de Leco nas eleições do São Paulo. "Eu acho que ele foi utilizado. Sem perceber, foi utilizado. Foi anunciado técnico antes da definição da eleição", explicou o narrador. Muricy discorda: "Galvão, mas posso falar? Ele é muito inteligente. Se foi utilizado, ele sabia disso."