Topo

Campeonato Espanhol terá arbitro de vídeo para temporada 2018/2019

Do UOL, em São Paulo

02/03/2018 09h59

A Federação Espanhola de Futebol e a organização do Campeonato Espanhol informaram nesta sexta-feira que o VAR (sistema eletrônico de arbitragem) será utilizado na próxima temporada de seu torneio nacional.

No comunicado, a entidade informa que aguarda a autorização do órgão que determina as regras do futebol - Conselho da Federação Internacional de Futebol (Ifab).

Antes da aplicação da revisão eletrônica nas partidas, juízes e assistentes da 1ª divisão da Espanha participarão nesta sexta-feira de simulados para melhor compreensão do VAR.

Presidente da Fifa quer VAR na Copa

O novo mecanismo divide opiniões. Favorável à introdução do vídeo nas decisões de jogadas, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que pretende usar a tecnologia na Copa do Mundo deste ano, apesar de polêmicas recentes envolvendo o novo mecanismo.

O VAR, que permite que o árbitro analise decisões em um monitor ao lado do campo ou consultando um assistente que monitora o jogo por vídeo, foi testado em diversas competições ao longo do último ano.

"Temos que basear as decisões em fatos, e não sentimentos", argumentou Infantino nos bastidores do Congresso da Uefa.

"Os fatos são que, de quase mil partidas que foram testadas, a taxa de precisão dos árbitros foi de 93 por cento para 99 por cento", acrescentou o presidente da Fifa.