Topo

Inter acelera processo e promove destaques da Copinha para o principal

Richard, meia do Inter, foi destaque nas categorias de base e na Copa São Paulo - Divulgação
Richard, meia do Inter, foi destaque nas categorias de base e na Copa São Paulo Imagem: Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/03/2018 04h00

O plano inicial do Inter era não subir os jovens da Copa São Paulo direto para o principal. O time Sub-23 seria uma escalada natural aos meninos que nem completaram os 20 anos. No entanto, dois casos fizeram o time vermelho acelerar o processo. Brenner e Richard já treinam no time de cima.

Brenner Alves Sabino tem 19 anos e fez na quinta-feira sua primeira aparição no time principal. Jogou oito minutos contra o Cianorte pela Copa do Brasil. "É um sonho realizado. Eu não consigo acreditar. Estou muito feliz de ter jogado no principal", disse ao deixar o campo após a vitória por 2 a 0 do Inter. Nos oito minutos ele participou de duas jogadas e arrancou aplausos da torcida.

Com 1,82 de altura e a força como principal característica, Brenner foi um dos goleadores do Inter na campanha semifinalista da Copa São Paulo. Foram seis gols em sete jogos. É centroavante de ofício, atua preferencialmente centralizado.

Richard Alexandre Birkheun Rodrigues tem 18 anos e já foi relacionado mais vezes. Disputou sete minutos pelo principal no jogo contra o São Luiz, no último final de semana.

Na Copa São Paulo ele atuou como meia, tanto centralizado quanto aberto pela esquerda. E também marcou seis gols em sete jogos, igualando Brenner na artilharia. Com 1,76 de altura, se destaca pela técnica e o passe.

"O Brenner e o Richard estão no grupo. Temos um projeto do Sub-23, que quando os jogadores não participam muito do profissional, eles trabalham aqui e descem para jogar lá. Jogador tem que jogar, ainda mais jovem. Mas quanto mais inserido no processo aqui, menos vai para lá. Quando as chances não aparecerem tanto no principal, daí ele desce para jogar no Sub-23.  É importante que estejam conosco, já fazem parte do grupo e vamos trabalhar esta sequência", disse o técnico Odair Hellmann.

Outro que vem sendo chamado para treinamentos e pode ser efetivado no principal em seguida é o atacante João Vitor. Com 17 anos, ele se destaca desde muito cedo no Colorado e ostenta uma temporada com 41 gols em 35 jogos nos times inferiores.