Topo

Para ter André e agradar Renato, Grêmio cogita liberar Bressan

André ficou mais de uma semana em aparecer no Sport e pode parar no Grêmio - Clélio Tomaz/AGIF/Estadão Conteúdo
André ficou mais de uma semana em aparecer no Sport e pode parar no Grêmio Imagem: Clélio Tomaz/AGIF/Estadão Conteúdo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/03/2018 04h00

Grêmio e Sport caminham para concretizar a negociação do atacante André até o início da próxima semana. Com 27 anos, o jogador se transfere para o Tricolor em definitivo através da compra de 70% de seus direitos por 1,5 milhão de euros (R$ 6 milhões). Só que o último empecilho do acordo está na ida de dois jogadores para o Rubro-Negro. Um deles entre Lima e Patrick e o outro Bressan.

Entre os meias é mais fácil decidir. O Grêmio prefere que a negociação leve ao clube pernambucano Patrick, de 19 anos, que inclusive usou as redes sociais para indicar acerto com o Sport. O Grêmio pagaria o salário dele até o fim do ano, quando vence o empréstimo por lá.

Caso o Sport bata pé e não aceite Patrick, Lima também pode ser liberado sem causar dano evidente à montagem de elenco para as competições desta temporada. Kaio é outra alternativa já estudada pelas duas partes.

Em relação a Bressan a situação é diferente. Liberar o jogador deixa o Grêmio com apenas três zagueiros inscritos na Libertadores: Kannemann, Pedro Geromel e Paulo Miranda.

Além disso, Bressan é homem de confiança de Renato Gaúcho e foi importante na conquista da Libertadores do ano passado. Mesmo que aceite ceder o defensor, o Tricolor teria que convencer Renato de que isso é o melhor ao clube. É o gaúcho 25 anos com passagens por Flamengo e Peñarol o primeiro na lista do Sport.

Chegada de André atende pedido de Portaluppi

Renato, por outro lado, será atendido com a chegada de André. Ao analisar os nomes do ex-santista e do uruguaio Gonzalo Carneiro, o treinador não escondeu a preferência pelo brasileiro. Trata-se de um jogador de fácil adaptação e integração imediata ao grupo. Além de já ter demonstrado muita vontade de atuar em Porto Alegre, inclusive forçando saída do clube nordestino.

Renato teme que se repita a falta de empenho dos últimos estrangeiros a vestirem a camisa gremista. O Tricolor teve problemas com Gastón Fernández, Miller Bolaños e Michael Arroyo, todos vindos de fora e sem adaptação ao futebol brasileiro. Diferente, por exemplo, de Lucas Barrios, que chegou do Palmeiras e logo se firmou no time.

Conforme apurou o UOL Esporte, todos os lados da negociação caminham para um acerto. André já tem acordo salarial com o Grêmio e aguarda apenas a liberação do Sport. Resta os clubes acertarem quais atletas que serão cedidos em contrapartida