VAR é aprovado como nova regra do futebol; Fifa segura anúncio sobre Copa

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Julian Finney/Getty Images

    VAR agora é uma regra do futebol; Fifa deve anunciar em duas semanas o uso na Copa

    VAR agora é uma regra do futebol; Fifa deve anunciar em duas semanas o uso na Copa

O árbitro de vídeo (VAR) agora é oficial no futebol. Neste sábado, a International  Football  Association  Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do esporte mais popular do planeta, aprovou o uso do sistema na modalidade. A Fifa, por outro lado, segurou o anúncio sobre a utilização da tecnologia na Copa do Mundo.

Agora uma regra homologada no futebol, o VAR deve ser confirmado no Mundial da Rússia em duas semanas. No próximo dia 16, a Fifa realiza nova reunião do Conselho e provavelmente usará o encontro para anunciar o uso inédito da tecnologia na principal competição do calendário.

De acordo com o comunicado divulgado, a IFAB aprovou de maneira unânime a inclusão do árbitro de vídeo nas regras do futebol. Agora com a chancela da entidade que regulamenta o futebol, todas as competições organizadas pela Fifa agora contarão com o VAR para auxiliar os juízes.

A decisão foi comemorada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, um dos principais incentivadores do uso da tecnologia no futebol. O dirigente máximo crê que o sistema vai trazer "mais justiça aos jogos".

"A partir de hoje, o árbitro de vídeo faz parte do futebol e isso é uma notícia importante. É um assunto discutido há décadas, mas que há dois anos decidimos testar para saber se funcionaria ou não. Fizemos os testes, analisamos e cerca de 20 federações testaram, tivemos uma análise acadêmica e chegamos que o VAR é bom para o futebol", discursou o dirigente.

O VAR será usado em quatro situações, segundo nota da International Board: confirmação de gol, revisão de pênalti, cartão vermelho direto e correção na identificação de um atleta.

A entidade que discute as regras do futebol também aprovou uma substituição extra na prorrogação, já testada há dois anos, e a comunicação eletrônica na área técnica, estritamente para questões táticas ou sobre a segurança dos jogadores – apenas aparelhos pequenos serão usados.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos