Topo

Mais finalizador de área, CR7 vira 'Cristiano Romário' e sobra na Liga

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

07/03/2018 04h00

"Nunca serei um centroavante". Cristiano Ronaldo proferiu essa frase em 2017, às vésperas de conquistar mais uma Liga dos Campeões na carreira, diante da Juventus, em Cardiff. O astro do Real Madrid pode até não ser um autêntico camisa 9, mas joga cada vez mais ao estilo homem-gol. Em vez de arrancadas e dribles pelas pontas, CR7 usa a movimentação em campo, uma de suas características marcantes, para encontrar espaços na área e finalizar. Desta forma, à la Romário, ele foi fundamental para classificar os espanhóis às quartas de final da Champions, eliminando o Paris Saint-Germain nos mata-matas.

CR7 anotou gols, 12 ao todo, nas oito partidas em que esteve em campo pela Liga nesta temporada. Apenas um deles foi de fora da área, contra o Borussia Dortmund, no Santiago Bernabéu, na rodada que fechou a fase de grupos. Dos 11 restantes, sete saíram próximos à pequena área, como o tento de cabeça que abriu o placar na vitória por 2 a 1 sobre o PSG, nesta terça (6), no Parque dos Príncipes.

Na temporada 2017-18, em jogos oficiais pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo tem 31 gols, e 30 foram marcados dentro da área, somando finalizações com bola rolando e cobranças de penalidades. Artilheiro da última Liga dos Campeões, com 12 tentos, o português também anotou apenas um de longa distância na campanha do 12º título europeu dos espanhóis.

cr7 - Xinhua/Panoramic/ZUMAPRESS - Xinhua/Panoramic/ZUMAPRESS
Imagem: Xinhua/Panoramic/ZUMAPRESS

Como comparação: nas temporadas em que mais anotou gols pelo Campeonato Espanhol, Ronaldo adotava com maior frequência o chute de longe como arma para vazar defesas. Em 2014-15, foram 48 gols no torneio, sendo cinco de fora da área. No período 2011-12, ele anotou 46 tentos, sete deles distante da área.

São números que ajudam a ilustrar a dinâmica recentemente adotada pelo técnico Zinedine Zidane na equipe. Antes mais dependente dos lampejos de craque de Ronaldo, agora a equipe cria oportunidades para que o português, que aos 33 anos já apresenta certo declínio físico, potencialize a sua qualidade de finalização. Mesmo tocando menos na bola durante os 90 minutos de bola rolando, ele continua letal. A proximidade à meta adversária torna o cenário ainda mais favorável.

O gráfico abaixo, publicado por um perfil do Twitter antes da partida contra o PSG desta terça, faz essa relação de "jogar por Ronaldo" em forma de ilustração. A lista vertical representa os jogadores do Real que criaram chances de gol. Na horizontal, as linhas apontam quem finalizou a gol. A intensidade dos círculos simboliza a frequência com que fulano arma jogadas para beltrano. 

Percebe-se que as bolinhas nos cruzamentos do gráfico que chegam em Cristiano Ronaldo são as mais intensas do gráfico em quase todas as combinações possíveis. O lateral-esquerdo Marcelo, o meia Kroos e o atacante Bale são os que mais acionam o camisa 7 merengue.

Zidane trouxe à realidade do Real Madrid algo que já vinha acontecendo na seleção de Portugal, campeã da Eurocopa de 2016 com o camisa 7 mais centralizado no esquema 4-4-2 adotado pelo técnico Fernando Santos. Ronaldo anotou três gols na competição, todos dentro da área - um de letra e dois de cabeça.

Queira ele ou não, o jogador eleito cinco vezes pela Fifa o melhor do mundo mudou de função em campo e tem feito gols como nunca. Como "Cristiano Romário", Ronaldo adormeceu mais gigante em Paris para tentar levar o Real Madrid à quarta final de Liga dos Campeões em cinco anos.