Topo

Escolhido pelo clube, Aguirre discute detalhes de contrato para assumir SP

O uruguaio Diego Aguirre é o mais cotado para assumir o São Paulo - CRISTIANE MATTOS/AFP
O uruguaio Diego Aguirre é o mais cotado para assumir o São Paulo Imagem: CRISTIANE MATTOS/AFP

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 17h33

A diretoria de futebol do São Paulo já tem um favorito para assumir o comando da equipe profissional. Diego Aguirre é o favorito para substituir Dorival Júnior no cargo. Os representantes do Tricolor entraram em contato com o estafe do uruguaio, como havia publicado o UOL Esporte para acertar a negociação. Sem emprego desde que saiu do San Lorenzo da Argentina, no ano passado, o técnico se mostrou disposto a aceitar o convite. No entanto, as duas partes discutem detalhes de contrato para fechar a transação.

O São Paulo não vai querer que o treinador venha com uma comissão completa, como aconteceu com Dorival Júnior. No caso, o Tricolor vai manter André Jardine, que assume interinamente como técnico neste domingo, contra o Red Bull, como auxiliar. Os demais integrantes da equipe, como preparadores físicos e de goleiros também deverão ser mantidos. Além disso, o Tricolor e o treinador conversam sobre tempo de contrato multa e outras pendências burocráticas.

Segundo pessoas envolvidas na negociação, a transação está avançada e a previsão é de que uma resposta definitiva seja dada até no máximo segunda-feira (12). Nesta sexta, porém, não deve ser oficializado o novo treinador. De qualquer maneira, a ideia é que o contratado já dirija o time nas quartas de final do Campeonato Paulista, no próximo fim de semana.

Para a escolha de Aguirre pesou bastante a opinião dos ex-jogadores que integram o departamento de futebol do São Paulo - Raí,Ricardo Rocha e Lugano. O Os dois primeiros jogaram com o ex-atacante em 1990 no Tricolor. Já o uruguaio é compatriota de Lugano e tem diversos amigos em comum. Essa também não é a primeira vez que o São Paulo cogita contratar Aguirre. O clube havia consultado o ex-atacante em 2015, antes de acertar com o argentino Edgardo Bauza, e o advogado do clube, Alexandre Pássaro, consultou o Atlético-MG no último mês para saber da passagem do treinador por Minas Gerais, em 2016.

Além de Aguirre, o São Paulo cogitou os nomes de Jorginho e Leonardo, que também têm passagens pelo clube como jogador. Já Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga, Felipão e Cuca foram especulados em grupos de torcedores e por conselheiros.