Quem é a jogadora da Juventus que inspirou uma das novas bonecas Barbie?

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Sara Gama é atleta da Juventus desde 2017

    Sara Gama é atleta da Juventus desde 2017

Em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a boneca Barbie ganhou diversas versões baseadas em mulheres inspiradoras. Entre as referências da linha de bonecas da Mattel, estão a aviadora Amelia Earhart, a cineasta Patty Jenkins, a matemática Katherine Johnson e a pintora Frida Kahlo – esta, a única versão à venda no Brasil, onde custará R$ 249,90.

A linha contempla ainda algumas personalidades do esporte de modalidades, como vôlei (Hui Roqui), boxe (Nicola Adams), snowboarding (Chloe Kim), esgrima (Ibtihaj Muhammad), ginástica (Gabby Douglas), golfe (Lorena Ochoa) e windsurfe (Çagla Kubat). E, é claro, uma jogadora de futebol: a italiana Sara Gama.

Nascida na cidade de Trieste no dia 27 de março de 1989, Sara é filha de pai congolês e mãe italiana. Em 1996, aos sete anos, começou a jogar futebol, o que a levou a clubes como Tavagnacco (2006 a 2009), Chiasiellis (2009 a 2012) e Brescia (2012 a 2013). Entre 2013 e 2015, defendeu o Paris Saint-Germain, antes de retornar ao Brescia. Desde 2017, joga pela Juventus.

Mattel/Divulgação
Sara Gama ganhou sua versão Barbie
Pela seleção italiana, tem sido convocada desde 2006, disputando as Eurocopas de 2009, 2013 e 2017. A defensora foi também a capitã da equipe no título da Euro feminina sub-19 em 2008.

Não foi apenas por isso, porém, que Sara foi homenageada pela linha Shero – um trocadilho entre as palavras she ("ela", em inglês) e hero ("herói"). Formada em línguas estrangeiras e literatura na Universidade de Údine, Sara preside também a Comissão Federal para o Desenvolvimento do Futebol Feminino na Itália.

Segundo a Mattel, Sara tem "uma determinação capaz de inspirar cada criança a sempre perseguir seus sonhos". Na divulgação da boneca, a própria atleta da Juventus foi perguntada por uma jovem jogadora do clube sobre seus sonhos – e mostrou ambição.

"Meu maior sonho é vencer tudo que puder com esta camiseta e com a camiseta da seleção italiana", disse Sara, levando a jovem atleta para jogar futebol no Allianz Stadium, em Turim.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos