Topo

"Zebras" ameaçam vagas de Bota, Fla, Flu e Vasco na Taça Rio. Conheça-as

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2018 04h00

Os gigantes do Rio de Janeiro estão ameaçados para as semifinais da Taça Rio. Faltando uma rodada para o término da fase de grupos, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco podem perder vaga para as chamadas “zebras” da competição.

No Grupo B, de Fla e Vasco, a ameaça é a Cabofriense, que está em terceiro com o mesmo número de pontos que o Rubro-Negro e um a menos que o Cruzmaltino.

No comando do Tricolor Praiano está Antônio Carlos Roy, figurinha carimbada no Campeonato Carioca mesmo nunca tendo treinado um clube grande. São cinco passagens pelo Madureira, três pela Cabofriense, três pelo Boavista, três pelo Resende, além de comandar outros times de menor expressão como Bangu, São Cristóvão, Olaria, Portuguesa, entre outros.

Ao todo, são cinco títulos da Série B, um da Série C e uma Copa Rio. Também foi vice da Taça Guanabara e do Campeonato Brasileiro da Série D.

No Grupo C, a ameaça é a Portuguesa, que está na segunda colocação, com o mesmo número de pontos que o Botafogo, mas à frente do Alvinegro por conta do saldo de gols. O Fluminense lidera com três pontos de vantagem.

O time lusitano é formado por jovens e poucos jogadores conhecidos. Estão lá o goleiro Milton Raphael, ex-Botafogo, Maicon Assis, ex-Vasco, e o experiente atacante Alexandro, ex-Botafogo.

Oriunda da Ilha do Governador, a equipe, inclusive, briga por uma vaga também nas semifinais do Campeonato Carioca. Na classificação geral está em quinto lugar, a dois pontos do vice-colocado Fluminense.

O estádio da Portuguesa é o Luso-Brasileiro, que foi alugado pelo Flamengo e ganhou a alcunha de "Ilha do Urubu". Os times dividem o local.

A última rodada entre eles terá Botafogo x Vasco, Flamengo x Portuguesa e Fluminense x Cabofriense.