Topo

Guerrero vê Copa como vitrine para Peru, e idealiza Cueva no Real Madrid

Mariana Bazo/Reuters
Imagem: Mariana Bazo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/03/2018 20h59

Enquanto aguarda o fim da suspensão por doping para voltar a atuar em partidas oficiais de futebol, Paolo Guerrero vive a expectativa de jogar a Copa do Mundo pela primeira vez. Mais que isso, o atacante vê a participação peruana na competição como “vitrine”, e promete todo o esforço possível para ajudar os colegas a se “promoverem” mundialmente.

Em entrevista ao ex-jogador Julio César Uribe, para o programa “Todo Fútbol”, o atleta tratou de projetar: “[A Copa do Mundo] É uma vitrine para que todos os meus companheiros joguem no exterior. Vou me esforçar para que todos estejam nas melhores equipes do mundo após o torneio”, afirmou.

Para validar seu discurso, Guerrero relembrou que o mesmo aconteceu com a Colômbia em 2014, logo após o mundial no Brasil: entre os “apresentados ao mundo”, por exemplo, estão James Rodríguez e Cuadrado, atualmente no Bayern de Munique e Juventus, respectivamente.

“Como eu gostaria de ver o Cueva no Real Madrid, o [Renato] Tapia no Barcelona, o [Edison] Flores no PSG, e assim sucessivamente... esse é meu sonho e espero colaborar para isso”, salientou o atleta do Flamengo.

Aos 34 anos, o jogador não confia, porém, que, assim como seus companheiros, possa ter uma chance em um grande clube europeu depois da Copa devido à idade – vale lembrar que o atacante tem uma passagem pelo Bayern de 2004 a 2006.

“Talvez os grandes times já não me olhem mais como um atleta de futuro, mas a meus companheiros sim. E vou fazer o possível para que eles cheguem lá. Todos os meus colegas de equipe têm essa grande oportunidade”, completou.

Impossibilitado de jogar oficialmente, Paolo Guerrero aguarda por novo julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) em relação à sua punição por doping. A princípio, ele segue suspenso até o próximo dia 3 de maio.