Topo

Maicon recupera vaga no Grêmio com futebol, liderança e provocação

Volante voltou a ter boas atuações e retomou titularidade após 2017 cheio de lesões - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Volante voltou a ter boas atuações e retomou titularidade após 2017 cheio de lesões Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/03/2018 04h00

Maicon está de volta e em grande estilo. Reserva em boa parte do ano passado, por conta de lesões e o surgimento de Arthur, o volante retomou lugar no time do Grêmio com boas atuações, protagonismo nas partidas recentes e elementos que vão além da bola. O espírito de liderança e até a provocação antes do Gre-Nal, no último domingo, também ajudam.

O 'capita' se propôs a fazer sessões de treinos extras durante a pré-temporada para iniciar o ano bem fisicamente e com baixo percentual de gordura. O esforço se comprova no campo.

Na ausência de Luan, diante de Juventude e São Paulo-RS, Maicon foi vital ao Grêmio. Em outros jogos do time titular, o camisa 8 igualmente assumiu papel destacado na fase de construção ofensiva. Os passes verticais e a visão levaram o Tricolor para frente. O bom momento, e o retorno de Arthur, fizeram até Renato Gaúcho ser indagado sobre mudanças.

"Ele nem gosta de jogar de 10. Ele começou assim, mas não gosta de jogar de costas, não é o perfil dele. Ele gosta de jogar como volante, mas nesse jogo foi mais adiantado. Ele gosta de sair alguns minutos, mas fixar como meia não. Ele não rende e ele não se sente bem", respondeu o treinador, eliminando a chance de adiantar Maicon para o regresso de Arthur.

De acordo com o Footstats, Maicon é o jogador do Grêmio que mais acerta passes no Gauchão. Ao todo, foram 367 ações corretas no fundamento - 59 a mais que o segundo melhor passador do grupo, o volante/meia Ramiro. Os passes do capitão controlam o ritmo do time, servindo para acelerar com bolas longas ou cadenciar, aí com toques curtos.

Além da bola, Maicon tem a seu favor o status de líder. No Grêmio desde 2015, ele chegou ao posto naturalmente e é um dos mais ativos no vestiário. Ao longo do ano passado, foi elogiado por adotar estilo discreto em virtude da ausência no time, dando "espaço para quem joga".

O Gre-Nal 413 ajudou a consolidar a imagem de um Maicon revigorado. Antes de a bola rolar, o capitão do Grêmio provocou D'Alessandro em conversa com o trio de arbitragem. Na saída de campo, também respondeu a um torcedor do Inter que proferia xingamentos simplesmente fazendo o sinal de três com os dedos perto do escudo do Tricolor. Nas redes sociais, o episódio com o líder do Inter bombou.

O Grêmio volta a treinar nesta terça-feira à tarde e atua outra vez somente no domingo, no primeiro jogo das quartas de final contra o Internacional. Maicon está de volta e cada vez mais importante para o Tricolor. Não só pela faixa de capitão no braço.