Topo

Velho conhecido, fisiologista viu Scarpa franzino para demanda do Palmeiras

Scarpa tem feito trabalho de ganho de massa muscular desde chegada ao Palmeiras - Ale Cabral/AGIF
Scarpa tem feito trabalho de ganho de massa muscular desde chegada ao Palmeiras Imagem: Ale Cabral/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

14/03/2018 04h00

Os 4 kg de massa muscular que Gustavo Scarpa já ganhou desde sua chegada ao Palmeiras, há pouco menos de dois meses, têm a ver com o que o clube alviverde considera um "grau de exigência maior" para o atleta em 2018. O meia, um dos destaques do Campeonato Brasileiro nos últimos dois anos pelo Fluminense, vem passando por um trabalho de fortalecimento no time alviverde, que já contava com um velho conhecido do jogador entre seus profissionais.

O ex-preparador físico e atual coordenador de fisiologia palmeirense, Thiago Santi, foi professor de Scarpa em uma escolinha de futebol de Campinas, quando o atleta tinha apenas 11 anos. Segundo ele, o meia sempre foi muito franzino e chegou ao clube com 67 kg. Após a bateria de testes físicos feita pelo Palmeiras em janeiro, o clube optou por fazer esse trabalho integrado com o jogador, que envolve os departamentos de preparação física, fisiologia e nutrição. Hoje, Scarpa está com 71 kg.

Na avaliação alviverde, Scarpa teria pela frente em 2018 um campeonato estadual mais competitivo do que o Carioca, além de um calendário mais congestionado por partidas da Libertadores. Por isso, mesmo com o atleta tendo jogado todas as 38 rodadas do Brasileirão do ano passado pelo Flu, houve a preocupação de prevenir lesões e diminuir o tempo de recuperação entre as partidas. A exigência seria maior não só na parte física, mas também técnica, tática e mentalmente.

O Palmeiras também confia que a mudança física vai trazer benefícios ao jogo de Scarpa. O treinamento de força deve aumentar a capacidade de aceleração do meia e torná-lo um jogador mais veloz. Em entrevista ao SporTV no início da semana, o camisa 14 afirmou que ainda está se acostumando ao novo peso.

Sem ter feito pré-temporada com o elenco palmeirense, Scarpa demorou mais para entrar em campo e fez só dois jogos como titular até agora. No último deles, teve sua melhor atuação pelo clube, marcando dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Ituano. O meia vive a expectativa de ser mantido entre os 11 iniciais por Roger Machado para o jogo de ida das quartas de final do Paulista, neste sábado (17), contra o Novorizontino.