Topo

Com 12 anos e 1,90 m, jogador do PSG assusta rivais e levanta suspeita

Bitshiabu com companheiros de time em jogo pelo La Liga Promises, em dezembro - Reprodução de TV
Bitshiabu com companheiros de time em jogo pelo La Liga Promises, em dezembro Imagem: Reprodução de TV

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

19/03/2018 04h00

Em campo, El Chadaille Bitshiabu não passa despercebido. Nem é tanto pela habilidade para o futebol, que ainda está em formação. O francês, integrante das categorias de base do Paris Saint-Germain, mede 1,90 m de altura com apenas 12 anos de idade. Segundo projeções médicas, pode romper a barreira dos 2 m antes de deixar a adolescência.

Chadaille assustou adversários e olheiros de clubes europeus ao aparecer como zagueiro da equipe sub-12 do PSG no La Liga Promises, torneio de base promovido pela Liga Espanhola em Tenerife, no fim de dezembro. Lance de uma cobrança de escanteio, em que um garoto do Atlético de Madrid, com quase a metade do tamanho, tenta marcá-lo na área, viralizou nas redes sociais.

Bitshiabu - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No início de março, o gigante francês voltou aos holofotes por ser escalado pela equipe sub-14, em amistoso contra o Nantes. A derrota do PSG por 2 a 1 não ofuscou a imposição física que o defensor colocou ao ataque adversário quando foi exigido. Internamente, a avaliação é de que ele pode atuar de forma competitiva contra garotos de até 19 anos.

Mas afinal, como Bitshiabu ficou tão alto mesmo sendo uma criança? Na avaliação do clube francês, é apenas um desenvolvimento precoce, estimulado pela prática esportiva. Para muitos, o garoto pode não ter a idade que se imagina.

Nos registros oficiais e no site do PSG, El Chadaille Bitshiabu nasceu em 16 de maio de 2005, em Villeneuve-Saint-Georges. O clube afirmou que a família do jogador apresentou indícios suficientes para comprovar que não há qualquer tipo de adulteração de idade (confira o vídeo com lances do jogador).

Suspeitas à parte, a oportunidade de desenvolver um jovem talento privilegiado no aspecto físico atraiu a atenção de outros clubes europeus que investem pesado nas categorias de base, como Arsenal, Barcelona e Manchester City. Bitshiabu, que já é patrocinado pela Nike aos 12 anos, tem contrato com o PSG até junho.

"Não sei o que o meu filho fará na próxima temporada. É um orgulho para nós vê-lo evoluir no PSG. E a nossa prioridade é a escola e a formação dele. Dinheiro, veremos mais tarde. Quero vê-lo continuar sua evolução”, afirmou Willy Bitshiabu, pai do jogador, ao jornal francês “Le Parisien”.

Lembra alguém? 
Lukaku jovem - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A aparição de El Chadaille Bitshiabu fez a imprensa europeia recordar de Romelu Lukaku. Aos 12 anos, o atacante belga, atualmente no Manchester United, também tinha altura desproporcional em relação a jogadores da mesma idade.

"A mãe dele sempre discutia com parentes de outros jogadores quando diziam que ele [Lukaku] não tinha 12 ou 14 anos. Era uma confusão quando ele marcava três ou quatro gols. Aí ela mostrava a certidão de nascimento",afirmou Mino Raiola, agente de Lukaku, que atualmente tem 24 anos e mede 1,91 metro - um centímetro a mais do que Bitshiabu aos 12.