Topo

Com futuro indefinido, Guerrero volta ao Fla após 135 dias longe por doping

Guerrero volta aos treinos no Flamengo e aguarda definição do futuro no futebol - REUTERS/Ricardo Moraes
Guerrero volta aos treinos no Flamengo e aguarda definição do futuro no futebol Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2018 04h00

Paolo Guerrero volta aos treinos no Flamengo nesta terça-feira (20). Após 135 dias distante do ambiente profissional do clube por ter sido flagrado em um exame antidoping com benzoilecgonina - principal metabólito da cocaína -, o peruano tem a chance de se preparar para retornar aos gramados, embora esteja com o futuro indefinido em duas frentes.

As atividades no Rubro-negro respeitam os 45 dias previstos pelo regulamento da Fifa antes de 3 de maio - data final para a suspensão de seis meses imposta ao atacante. Só que o esperado encerramento da punição não está confirmado. A previsão é a de que o veredicto seja conhecido na primeira quinzena de abril.

Guerrero e Cueva comemoram gol do Peru contra o Paraguai - AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE  - AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE
Guerrero (e) vive a expectativa de disputar a Copa do Mundo pela seleção peruana
Imagem: AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE
O futuro passa diretamente pelo julgamento no CAS (Corte Arbitral do Esporte). Os advogados do camisa 9 lutam pela absolvição imediata. Só que, ao mesmo tempo, a Wada (Agência Mundial Antidoping) contesta a decisão da Fifa sobre a redução da pena do jogador de um ano para seis meses e quer o cumprimento por um ano inteiro.

Os dois julgamentos serão realizados no mesmo dia. No momento, Paolo Guerrero está apto a realizar o sonho de disputar a Copa do Mundo pela seleção peruana e quer se preparar para o grande desafio. Tudo ainda está em aberto, assim como a sequência no Flamengo.

Após a reativação do contrato com o Rubro-negro - o vínculo havia sido suspenso desde a punição -, as partes se reunirão para conversar sobre a possível extensão do compromisso - o atual se encerra em 10 de agosto.

Diretoria e procuradores de Guerrero já se falaram algumas vezes por e-mail nos últimos quatro meses. A ideia inicial é a de prolongar o contrato até o final do ano. Um vínculo maior, no entanto, não está descartado. Tudo depende do jogador, do interesse de outros clubes e, principalmente, da decisão final sobre o caso.

Por enquanto, ao peruano resta apenas voltar ao convívio dos companheiros. As decisões restantes estão baseadas na incógnita. Só uma coisa é certa: rubro-negros e peruanos aguardam com ansiedade a volta do camisa 9.