Topo

Fim dos testes: Campeonato Alemão adota árbitro de vídeo em definitivo

Shuji Kajiyama/AP
Imagem: Shuji Kajiyama/AP

Do UOL, em São Paulo

22/03/2018 13h52

Após duas temporadas de testes, uma nos bastidores, outra na prática, o Campeonato Alemão oficializou o árbitro de vídeo como uma ferramenta a ser usada em seus jogos a partir de 2018/19. A Liga Alemã de Futebol (DFL) anunciou nesta quinta-feira (22) que a tecnologia foi aprovada de forma quase unânime em uma assembleia geral realizada em Frankfurt – apenas uma equipe da primeira divisão se absteve na hora de votar.

A decisão visa diminuir a quantidade de equívocos da arbitragem durante os jogos da competição.

“A principal razão para a introdução do assistente de vídeo foi o desejo de mais justiça esportiva. Na atual temporada até e incluindo a 26ª rodada, 68 erros claros foram evitados em 68 intervenções de assistente de vídeo”, informou a DFL.

O custeio do árbitro de vídeo será dividido entre os 18 clubes que disputam a primeira divisão, de acordo com o que foi definido na assembleia da DFL.

A entidade ainda projetou a introdução do árbitro de vídeo nas divisões inferiores do futebol alemão. As equipes da segunda divisão aprovaram em maioria, com apenas uma abstenção e um voto contra, o teste nos bastidores na temporada 2018/19.

O modelo será o mesmo usado na primeira divisão em 2016/17, quando o árbitro de vídeo começou a ser usado, só que sem ter suas decisões aplicadas em campo. A DFL espera formar mais árbitros capacitados para assumir essa função para daí introduzi-la nas divisões inferiores, com custos bancados pela liga, não clubes.