Topo

Primeira Liga busca aval de CBF e Globo e pode não ocorrer em 2018

Primeira Liga não deve acontecer em 2018 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Primeira Liga não deve acontecer em 2018 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Eduardo Ohata, Napoleão de Almeida e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte

22/03/2018 21h07

A Primeira Liga pode não ocorrer em 2018. A informação foi divulgada pela rádio Super Notícia e confirmada pelo UOL Esporte. Presente no futebol nacional há dois anos, o torneio tenta um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o intuito de evitar problemas de calendário.

Marcus Salum, presidente do América-MG e também da competição, se reuniu com membros da TV Globo e da CBF com o intuito de acertar questões referentes ao calendário. A ideia é que, a partir da próxima edição, ainda com data indefinida, o campeonato não interfira no calendário definido pelo órgão que rege o esporte no Brasil.

Em suas primeiras edições, a Primeira Liga ocorreu nas brechas do calendário brasileiro e sem o consentimento da CBF. Com o aval da instituição, a competição será em datas oficiais.

A reunião de Salum com membros de CBF e TV Globo não teve uma definição, mas o cartola reforçou que seu intuito é ter o aval de ambos para que o torneio ocorra normalmente.

Desde a sua primeira edição, a Primeira Liga teve a TV Globo como uma de suas parceiras. Os jogos da competição foram transmitidos pelos canais SporTV e Premiere Futebol Clube - ambos filiados da Globosat.

A Globo, por sua vez, se vê como parceira dos clubes e entende as dificuldades do calendário, admitindo a ausência da Primeira Liga em 2018.

“Temos um contrato vigente, mas há escassez de datas este ano e um calendário agravado pela Copa que paralisa por algumas semanas. Então, o evento não sera realizado neste ano, pelo que me informaram. Os clubes podem usar 2018 para planejar 2019, verificar se cabe um evento à altura do que anseiam e contratamos. O contrato segue vigente ano que vem“, afirmou Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo.

Havia a intenção de disputa da Primeira Liga durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Entretanto, os integrantes também não confirmaram participação. Há clubes que estudam convites para a disputa de torneios no exterior, casos de Atlético-MG e Cruzeiro. A dupla mineira deve ir aos Estados Unidos para jogos de intertemporada.