Topo

Grêmio planeja inaugurar estátua de Renato na Arena em setembro

Estátua será baseada na comemoração de Renato contra o Hamburgo, em 1983, no Japão - Divulgação/Grêmio
Estátua será baseada na comemoração de Renato contra o Hamburgo, em 1983, no Japão Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2018 04h00

O Grêmio avançou no projeto de criação da estátua de Renato Gaúcho. O cronograma montado por uma comissão interna do clube prevê que o monumento seja inaugurado em setembro, mês de aniversário do ídolo e do próprio Tricolor. Nas próximas semanas, os responsáveis pela homenagem irão visitar os artistas que se candidataram a realizar a empreitada para definir quem assinará a peça.

Em 2018, o Grêmio completa 115 anos e deve, como em várias outras temporadas, realizar uma semana de comemorações. O plano é inserir a inauguração da estátua de Renato na agenda dos festejos.

O clube faz aniversário no dia 15. Renato celebra mais um ano de vida em 9 de setembro.

Renato Portaluppi teve estátua aprovada pelo Conselho Deliberativo do Grêmio em dezembro. A comissão que cuida do projeto é composta por seis pessoas e recebeu quatro propostas de artistas plásticos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O grupo que toca a ideia já definiu que a estátua não será abstrata e muito menos estilizada. A ideia é executar um monumento que reproduza fielmente a fisionomia do ex-atacante e agora treinador. A estátua deve ser ter base de até um metro de altura e mais 1,85m na reprodução.

Renato Gaúcho ergue troféu da Libertadores após vitória do Grêmio diante do Lanús-ARG - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Renato ganhou a Libertadores como jogador, na década de 1980, e como treinador, em 2017
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Essas especificações eliminam qualquer chance da peça ser instalada no gramado da Arena. O entendimento é que a estátua poderia atrapalhar a visibilidade do público, além de não ser acessível aos fãs. A tendência é que a homenagem seja colocada perto da Calçada da Fama do Grêmio, na esplanada do estádio. O local reúne pés e autógrafos de grandes ídolos da história do clube gaúcho. Um laudo técnico, por questões estruturais, vai indicar qual região do entorno da Arena poderá receber o monumento, ainda sem peso definido.

O que já é encarado como tema pacífico é a imagem que servirá de base para a obra. A estátua deve reproduzir a comemoração de Renato após marcar os dois gols na final do Mundial de 1983, contra o Hamburgo-ALE, no Japão.

Renato Gaúcho, natural de Guaporé (na Serra Gaúcha), chegou ao Grêmio após se destacar no Esportivo. No Tricolor fechou a passagem pelas categorias de base e rapidamente foi promovido aos profissionais. Ficou no clube até 1987, quando assinou com o Flamengo, e voltou em 2010 para o cargo de treinador. A atual passagem é a terceira na função de técnico e a mais vitoriosa. Depois do vice-campeonato do Brasileirão de 2013, o ídolo conquistou a Copa do Brasil de 2016, Libertadores de 2017 e Recopa Sul-Americana de 2018.