Topo

Arthur aprimora 'veia artilheira' e dobra nº de gols no Grêmio em 2 jogos

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2018 04h00

Não foram os gols que levaram Arthur a ser contratado pelo Barcelona ou convocado pela seleção brasileira. Até então tinham sido somente dois em toda carreira profissional. Só em 2018 ele já dobrou a marca e trata de aprimorar a chegada ao ataque de olho no futuro e ainda em sua última temporada pelo Grêmio.

Em 2018 foram dois jogos, apenas um como titular, e já dois gols marcados. Ambos de dentro da área. No clássico Gre-Nal um contra-ataque em que ele dividiu com a zaga rival e colocou na rede de carrinho. Diante do Avenida, domingo, a vitória por 3 a 0 foi fechada com um gol em que ele driblou a zaga e concluiu de pé direito.

"Temos que melhorar coisas que não são do nosso domínio. Fui orientado para chegar mais na área e cheguei, consegui fazer o gol", disse depois do jogo.

Aprimorar a chegada ao ataque e a conclusão é um dos objetivos do jogador a pedido do comando técnico. Renato Gaúcho garante que não pensa no futuro de Arthur, até porque em janeiro ele deixará de ser jogador do Grêmio, já que está negociado com o Barcelona, mas que o presente requer tal característica.

"Tem que enxergar ele (Arthur) como eu sempre enxerguei. Ele tem uma qualidade muito grande. Não só ele, mas todo volante precisa chegar na área do adversário. Ele faz isso muito bem, tanto que tem feito gols. É mais um jogador que se junta aos atacantes. A cada dia, a cada treino e jogo, a tendência é ele recuperar a parte física e técnica. Com o passar do tempo vai crescendo ainda mais. Não olho ele tão distante, dentro de seis meses, no fim do ano. Mas o mais rápido possível para entrar na sua melhor forma e nos ajudar", afirmou Portaluppi.

Aos 21 anos, Arthur foi comprado pelo Barcelona em uma negociação que movimentou 30 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões) e ainda pode movimentar mais dinheiro através de dispositivos de renovação e aproveitamento por lá. O Grêmio foi firme nas tratativas e conseguiu que ele permaneça em Porto Alegre até janeiro.

De volta ao time titular, ele ainda nutre a expectativa de disputar a próxima Copa do Mundo com a seleção brasileira.

O próximo jogo do Grêmio será na quarta-feira às 21h45 (de Brasília), na Arena, diante do Avenida. Por ter vencido o jogo de ida da semifinal pelo placar de 3 a 0, o Tricolor pode até perder por dois de diferença que vai à final do Campeonato Gaúcho.