Topo

Bolaños fica longe de ativar venda automática e Grêmio espera ofertas

Equatoriano está emprestado ao Tijuana-MEX até o final de junho deste ano - Lucas Uebel/Grêmio
Equatoriano está emprestado ao Tijuana-MEX até o final de junho deste ano Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/03/2018 04h00

Emprestado pelo Grêmio ao Tijuana-MEX, Miller Bolaños não chegou perto de completar o número de jogos que ativa a cláusula para compra dos direitos econômicos e o retorno a Porto Alegre passa a não ser mais descartado. A ideia do Tricolor, no entanto, é negociar o meia-atacante equatoriano até a metade do ano.

Um negócio com o próprio Tijuana ainda pode acontecer. O clube mexicano tem a opção de compra de Miller Bolaños até o fim de junho, quando se encerra o empréstimo.

Bolaños foi emprestado após atos de indisciplina em Porto Alegre. A primeira versão passada pelo Grêmio sobre o acordo dava conta de que o equatoriano precisaria jogar 25 partidas pelo Tijuana para ser automaticamente adquirido por 5 milhões de dólares (R$ 16,5 milhões). No entanto, a cláusula do contrato é mais específica: 30 partidas do campeonato local.

"Em contrato, são 30 jogos da Liga Mexicana. Não são 30 jogos pelo Tijuana. Ele fez 19 jogos e faltam 11", disse André Zanotta, diretor executivo de futebol do Grêmio.

O clube mexicano também disputou a Liga dos Campeões da Concacaf e a Copa do México. Somando essas competições, Miller Bolaños tem 24 partidas pelo Tijuana.

A volta a Porto Alegre, no entanto, não empolga. No ano passado, Bolaños teve um bom começo de temporada ao ocupar lugar de Douglas no time titular. Depois passou a ter problemas extracampo, não sustentou boa relação com a comissão técnica e acabou sendo preterido em várias partidas. Por fim, foi liberado por empréstimo.

Antes de assinar no México, o meia-atacante renovou contrato com o Grêmio até dezembro de 2019. Miller Bolaños foi contratado no início de 2016 depois de se destacar pelo Emelec-EQU.