Topo

Posição maldita? Inter contrata quatro e usa 12 laterais direitos em um ano

Fabiano foi o 12º a atuar na lateral direita do Inter entre 2017 e 2018, quarto reforço - Marinho Saldanha/UOL
Fabiano foi o 12º a atuar na lateral direita do Inter entre 2017 e 2018, quarto reforço Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/03/2018 04h00

Não é fácil se firmar como lateral direito do Inter. Posição de maior rotatividade no elenco, por ali foram quatro contratações e 12 jogadores desde o ano passado. E enquanto avalia a situação de Zeca, o Colorado tem em Fabiano a nova esperança na vaga.

A 'posição maldita' teve último dono fixo em William. Vendido ao Wolfsburg, da Alemanha, o jogador foi titular absoluto em 2016. Em 2017 entrou em litígio com o clube e acabou afastado, mas voltou e reassumiu posto.

Enquanto isso o Inter investiu na chegada de Alemão, já tinha Ceará no grupo e subiu Junio das categorias de base. Todos tiveram chance e não conseguiram render o esperado. Após a saída de William houve a improvisação de Edenílson, Fabinho, Danilo Silva e a condição de dúvida permaneceu. Até que Claudio Winck, que iniciou 2017 no time B, foi alçado ao principal e terminou a temporada como titular.

No entanto, Winck não deu total segurança ao setor. Tanto que logo de cara a direção contratou mais dois jogadores para o posto: Dudu, do Figueirense, e Ruan, do Boa Esporte. Sem Ceará, que rescindiu ainda em 2017, e Junio, emprestado ao Sampaio Corrêa, o clube aceitou também liberar Winck, emprestado ao Sport. Alemão seguiu o mesmo caminho e foi cedido por empréstimo ao Paraná. 

Só que o Inter não contava com alguns percalços. Dudu, titular no começo da temporada, sofreu uma fratura no braço durante um treinamento e não tem previsão de retorno. Ruan não conseguiu ir bem nas oportunidades que teve e segue rotina de reserva.

Tanto que mais duas improvisações ocorreram: novamente Edenílson e Gabriel Dias, volante de origem que chegou do Paraná.

Ciente que improvisar não é o melhor caminho, o Colorado decidiu pela contratação de Fabiano, último a chegar e 12º testado desde o início do ano passado. Foram dois jogos - apenas um desde o início - e uma dura concorrência contra o histórico da posição pela frente.

Se firmar proposta por Zeca, envolvendo a ida de Sasha em definitivo para o Santos, o Colorado pode ter o 13º jogador testado na lateral direita e a quinta contratação para o posto entre 2017 e 2018. Numa equação que parece sem fim para achar o melhor caminho.

Jogadores contratados para lateral direita em 2017: Alemão.
Jogadores que atuaram na lateral direita em 2017: William, Alemão, Danilo Silva, Claudio Winck, Fabinho, Junio, Ceará e Edenílson.
Jogadores contratados para lateral direita em 2018: Dudu, Ruan e Fabiano.
Jogadores que atuaram na lateral direita em 2018: Claudio Winck, Ruan, Fabiano, Dudu, Edenílson e Gabriel Dias.