Topo

Daniel Alves chega ao 36º título e se aproxima de recorde histórico de Pelé

AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Do UOL, em São Paulo

31/03/2018 20h23

Titular do Paris Saint-Germain na vitória sobre o Monaco por 3 a 0 na final da Copa da Liga Francesa, neste sábado (31), em Bordeuax, Daniel Alves registrou mais um recorde em sua vitoriosa trajetória no futebol. O lateral-direito da seleção brasileira chegou ao 36º na carreira, tornando-se o segundo jogador mais vencedor da história.

Antes de entrar em campo, Daniel contabilizava 35 taças no currículo, empatado com o brasileiro Maxwell, hoje dirigente do PSG, e com o galês Ryan Giggs, ídolo do Manchester United. Ele já era o jogador em atividade com mais conquistas, à frente espanhol Iniesta, com 33.

Como o PSG lidera com folga o Campeonato Francês - são 17 pontos de vantagem para o Monaco, segundo colocado -, Dani Alves terá a chance de igualar, nesta temporada, a marca de 37 títulos na carreira, recorde na história do futebol, que pertence a Pelé (incluindo torneios amistosos com a seleção brasileira).

Neste ponto, há uma "polêmica". Estatísticas feitas por europeus consideram que Pelé tem apenas 29 títulos da carreira. Com isso, algumas vertentes colocam Alves agora como o maior vencedor da história. A contagem de conquistas do Rei do Futebol foi tema de postagem do jornalista Paulo Vinicius Coelho, blogueiro do UOL Esporte, em maio de 2016.

"Nestas horas passa um longo filme, um longa-metragem. Tantas coisas vividas, tantas coisas especiais. Acredito que todos os títulos têm uma extrema importância. Dou valor a cada um porque é muito sacrifício que você faz para poder conseguir lograr os objetivos e, quando você logra, é simplesmente um prêmio ao trabalho, à dedicação", disse o brasileiro, em entrevista ao SporTV após a final.

Daniel Alves sagrou-se campeão pela primeira vez em 2002, pelo Bahia, com o título da Copa do Nordeste. Pelo PSG, ele chega à segunda conquista em sua primeira temporada na França.

Desfalque do PSG por conta de lesão no pé direito, o atacante Neymar exaltou no Instagram a marca de Daniel Alves, a quem chamou de "maior campeão da história".