Topo

Jogo na Libertadores vira "inconveniência" em semana decisiva do Palmeiras

Dudu foi um dos atletas do Palmeiras que sentiu desgaste contra o Corinthians - Daniel Vorley/AGIF
Dudu foi um dos atletas do Palmeiras que sentiu desgaste contra o Corinthians Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

02/04/2018 04h00

A estreia em casa do Palmeiras na Copa Libertadores, vista pelo clube como o principal objetivo da temporada, ganhou ares de inconveniência em meio a uma semana decisiva para o time no Campeonato Paulista. O jogo desta terça-feira (3) contra o Alianza Lima, apesar de importante, prejudica a preparação alviverde para a finalíssima do Campeonato Paulista, domingo (8), um duelo que ganhou peso ainda maior após a vitória fora de casa sobre o Corinthians na partida de ida.

O técnico Roger Machado tem em mãos um elenco já desgastado pela sequência de jogos e pode poupar titulares contra o time peruano na terça. Alguns dos principais candidatos ao descanso são o lateral Victor Luís, que saiu do clássico reclamando de dores na coxa e foi diagnosticado com sobrecarga, o volante Bruno Henrique, que também precisou ser substituído no sábado, e o atacante Dudu, que também estava prestes a sair, mas teve que ficar em campo até o fim.

Roger lamentou o fato de o calendário colocar uma maratona de partidas importantes com pouco tempo de descanso entre elas, mas terá que trabalhar com o que tem à disposição. O treinador não diminuiu a importância do jogo da Libertadores, mas disse que é impossível manter o nível de atuação com os mesmos jogadores em uma série tão desgastante.

A impressão de que o jogo da Libertadores se tornou uma pedra no caminho também é reforçada pelo sentimento do torcedor. Nos últimos dias, muitos palmeirenses têm admitido que preferem ganhar o Paulistão em cima do arquirrival do que levar a Libertadores em 2018. Para piorar, o Corinthians terá uma semana livre para se recuperar e se preparar para o segundo jogo da final.

Roger, que sempre ressalta que avaliações externas não interferem no processo de decisão da comissão técnica palmeirense, terá pouco tempo para traçar o melhor planejamento para a semana. Após atividade regenerativa no domingo, o Palmeiras fará um único treino antes de pegar o Alianza Lima, em trabalho nesta segunda (2) na Academia de Futebol, fechado para a imprensa. O treinador deve repetir a estratégia de não revelar o time titular até uma hora antes do jogo, que acontece às 21h30 de terça, no Allianz Parque.