Topo

Ex-Barça, Luis Enrique diz que catalães são mais avançados e cria polêmica

Luis Enrique faz careta durante jogo do Barcelona contra a Real Sociedad - AP Photo/Manu Fernandez
Luis Enrique faz careta durante jogo do Barcelona contra a Real Sociedad Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

04/04/2018 10h49

Nascido no principado das Astúrias, Luis Enrique, ex-técnico do Barcelona, causou polêmica ao afirmar que os catalães são “mais avançados” que os demais espanhóis. A declaração foi dada em entrevista do treinador ao canal do ciclista Ibon Zugasti no YouTube.

"Agora não é bem visto dizer isso, mas os catalães são incríveis: o povo, a cidade... eles são muito mais avançados que a Espanha em geral. Eles são educados, respeitosos, esforçados. Ali vou continuar", disse Luis Enrique.

Além de ter treinado o Barcelona de 2014 a 2017, Luis Enrique atuou no clube catalão entre 1996 e 2004. Antes disso, havia defendido o rival Real Madrid de 1991 a 1996. Agora desempregado, o técnico admitiu que era mais feliz quando era jogador, mas deixou a porta aberta para voltar a trabalhar.

"Vai depender de alguém que me queira, mas tem que ser algo que me deixe muito feliz", afirmou.

Além disso, o treinador mostrou que ainda não conseguiu digerir sua saída do Barcelona.

"É difícil de entender. Você deixa o Barcelona com os melhores jogadores, mas ficou claro e não me arrependo. Você dedica toda a sua energia, e quando você vê que o fim está perto, você assimila, aceita e comunica", declarou.