Topo

Grêmio se divide após entrevista, mas ainda aposta que Renato fica

Renato evitou falar do Flamengo, mas disse que pode ter resposta no domingo - Ricardo Rímoli/AGIF
Renato evitou falar do Flamengo, mas disse que pode ter resposta no domingo Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/04/2018 04h00

A entrevista coletiva de Renato, logo depois a goleada em cima do Monagas-VEN pela Libertadores, foi interpretada de diferentes formas por integrantes da direção do Grêmio. Nos bastidores, há quem veja a postura do treinador como um sinal de que pode haver saída para o Flamengo. Também existe, por outro lado, uma ala otimista, apostando que no domingo haverá fim de novela com informe de permanência.

A ala otimista é maior e usa dois elementos para sustentar sua visão. A menção de Renato ao presidente Romildo Bolzan Jr., com quem o treinador disse ter conversado, e a postura de tranquilidade do dirigente nos últimos dias.

"Não chegou nada para nós. Nem do Renato, nem do Gerson Oldenburg, que é procurador dele. Acho que ele está aqui, com a cabeça aqui. Acho que ele continua. Vou dizer que ele fica. Mas ele não nos passou nada, não falou nada", disse Duda Kroeff, vice de futebol do Grêmio. "O Renato não nos dá nenhum sinal de que vai deixar o Grêmio", completou.

Na coletiva, Renato respondeu três vezes sobre o interesse do Flamengo. Na segunda oportunidade, citou papo com Bolzan. O dirigente foi procurado no decorrer dessa semana. O conteúdo e a data da conversa não foram revelados, mas a postura do presidente, que não havia dito nada sobre o episódio, foi sintomática para pessoas próximas. A serenidade é tomada como um sinal de que o caso deverá ter desfecho positivo.

"Outro dia conversei algumas coisas com o presidente sobre esse assunto. Minha cabeça está totalmente voltada para o jogo de domingo. Domingo, talvez, eu possa ter uma resposta diferente", declarou Renato.

A promessa sobre domingo é que deixa uma incerteza no ar. A ala pessimista tomou a mensagem como uma brecha para ouvir a oferta do Flamengo. Entretanto, ainda neste grupo, existe um fio de esperança na permanência pelo ambiente.

Renato virou o ano valorizado, com aumento e influência na formação do elenco. O treinador ajudou na contratação, permanência de jogadores e até definição de quem iria sair. Além disso, o comandante é o centro de um ambiente de confiança e tranquilidade no vestiário. O Grêmio vê nele uma peça vital em seu planejamento. A pedra angular no projeto para seguir no topo.

O Grêmio volta a jogar justamente no domingo, contra o Brasil de Pelotas, no segundo jogo da final do Gauchão. O Tricolor segue otimista de que Renato Gaúcho vai seguir. E que o anúncio pode ser feito em meio às comemorações pelo título estadual.