Topo

Conselheiro santista será denunciado por mensagem de teor sexual a repórter

reprodução/Twitter
Imagem: reprodução/Twitter

Ana Carolina Silva e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo e Santos

06/04/2018 19h30

Em meio à movimentação da campanha #DeixaElaTrabalhar, na qual jornalistas esportivas pediram um basta ao machismo na área, um novo episódio afetou uma profissional. Após postar uma imagem dela no Twitter, a repórter Gabriela Brino, do diário Lance!, recebeu uma mensagem de teor sexual de um conselheiro do Santos.

Na madrugada de quarta para quinta-feira, a repórter publicou uma foto em que se divertia com a escolha de cores de sua roupa. Entre os vários comentários machistas que recebeu, um se destacou: o de Fabio Eduardo Gonçalves Sartori, conselheiro do Santos, que incomodou a moça e outras pessoas na rede social.

“Essa calça dá uma marcada básica, hein rss bonita calça”, escreveu o conselheiro em tweet que foi apagado posteriormente. O primeiro desabafo de Gabriela foi publicado mais de 10 horas depois da foto. “Os comentários dessa foto são apenas exemplo do que as mulheres têm que passar em redes sociais, estádios, rua”, lamentou.

Diante das cobranças de outros torcedores, o próprio Santos respondeu à reclamação. “O Santos FC repudia toda e qualquer forma de ofensa às mulheres. Respeitar é essencial. O clube vai apurar o caso e adotará as providências pertinentes. Conte conosco”, escreveu o clube no Twitter.

A reportagem apurou que o nome de Fabio será levado por outro conselheiro para a Comissão de Inquérito e Sindicância do Santos. O estatuto prevê que nenhum conselheiro pode "usar o nome do clube de má fé".

Em contato com o UOL Esporte, Fabio Sartori não quis emitir declarações, mas confirmou ter enviado a mensagem provocativa para a repórter do Lance e afirmou que havia se entendido com ela.

Em um primeiro momento, Gabriela disse à reportagem que não foi procurada diretamente pelo conselheiro, mas sim por uma pessoa ligada a ele. Após a publicação desta matéria, a jornalista disse que recebeu o pedido de desculpa de Fabio.