Topo

Engenheiro apaixonado por ioga é braço direito de Aguirre no São Paulo

O auxiliar de Diego Aguirre no São Paulo, Juan Verzeri - Rubens Chiri / saopaulofc.net
O auxiliar de Diego Aguirre no São Paulo, Juan Verzeri Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

09/04/2018 04h00

Há menos de um mês no comando do São Paulo, Diego Aguirre tenta criar uma identidade para o time. O caminho para resgatar a confiança do torcedor na equipe tricolor, no entanto, não é tão simples. Logo de cara, o treinador enfrenta uma série de decisões no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Mas assim como aconteceu em suas passagens pelo Atlético-MG e San Lorenzo-ARG, ele conta com o apoio do auxiliar Juan Verzeri para montar as estratégias do time e para gerenciar o emocional dos jogadores.

Não tão conhecido do torcedor brasileiro, Verzeri ganhou fama no Uruguai ao dirigir a seleção sub-20 do país entre 2010 e 2013 por indicação de Óscar Tabárez. No período, os uruguaios conquistaram o vice-campeonato mundial, na Turquia, em 2013, quando a França ganhou o título. Na sequência, ele quis dar outros voos e trabalhou no Al Ittihad, da Arábia Saudita, e no Liverpool, do Uruguai, antes de iniciar a parceria com Aguirre.

Auxiliar - Rubens Chiri / saopaulofc.net - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Diego Aguirre e o auxiliar Juan Verzeri
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Porém, não é só pelo conhecimento no futebol que o currículo de Verzeri chama a atenção. Na realidade, um problema na coluna fez com que a carreira de jogador fosse abreviada e ele passasse a se dedicar aos estudos, sem se esquecer da paixão pelo futebol. O uruguaio é formado em engenharia de sistemas, no seu país, e também virou mestre em matemática na universidade de Pádua, na Itália. Desta maneira, até hoje ele consegue conciliar as paixões pelos números e pelo esporte.

Por isso, em seu currículo ainda há diplomas de treinador internacional da Federação Holandesa de Futebol; de curso de análise de dados para futebol, na Inglaterra; de marketing esportivo, no Uruguai; e de administração de empresas e projeto de alta gerência, no Chile. Além do espanhol, Verzeri ainda é fluente em inglês, italiano e está no nível intermediário do português.

E para deixar os jogadores do São Paulo ainda mais bem preparados fisicamente e mentalmente, o auxiliar pode ajudar com o conhecimento adquirido por anos dedicados à paixão pela ioga. Com muito estudo na bagagem, ele é considerado professor nas práticas meditativas e nos exercícios de ioga, que podem contribuir com os tricolores na hora de encontrar a paz interior e o caminho para as vitórias.