Topo

Grêmio adia escolha, mas Campeonato Brasileiro seduz como 'próximo alvo'

Libertadores 2017 foi conquistada após se tornar prioridade ao longo do ano - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Libertadores 2017 foi conquistada após se tornar prioridade ao longo do ano Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2018 04h00

O Grêmio entende que vai precisar priorizar um campeonato para conquistar nova taça em 2018, mas a escolha pelo caminho a seguir ainda não foi feita. O Tricolor aposta no grupo mais robusto para iniciar disputas paralelas com força máxima até uma espécie de eleição. O Campeonato Brasileiro, no entanto, é uma competição que chama atenção na Arena.

A última conquista do Grêmio no Brasileirão foi em 1996. De lá para cá, o Tricolor foi vice em 2008 e 2013. No elenco, há jogadores que veem o campeonato como a estrela que falta no atual ciclo vitorioso - iniciado há duas temporadas.

"Eu quero ganhar tudo. Mas se tiver que escolher um, escolho o Campeonato Brasileiro. Eu não ganhei esse título ainda", disse Maicon, capitão do Grêmio, à Rádio Atlântida.

Em contrapartida, a Copa do Brasil tem premiação milionária e a Libertadores daria chance do Grêmio se isolar em número de títulos entre os brasileiros, superando Santos e São Paulo.

"Vamos ver aos poucos, conforme as competições forem se desenvolvendo. Talvez a gente tenha que priorizar, talvez possamos ganhar tudo. Tem a Copa do Brasil com grande prêmio, a Libertadores... Eu particularmente acho difícil (ganhar tudo). A gente quer tudo, mas vamos ver o que a gente consegue", disse Duda Kroeff, vice de futebol.

Em 2016, o Grêmio abriu mão do Campeonato Brasileiro ao conseguir avançar na Copa do Brasil. Na reta final daquele ano, o clube chegou a enviar um time completamente suplente e sem treinador principal para jogar com o Santa Cruz, em Recife. Em 2017, o Brasileirão foi deixado em segundo plano desde o início. A Libertadores se tornou obsessão muito cedo e foi conquistada.

Outra vertente no elenco chega a apostar que é possível ganhar mais do que um título no resto do ano. Até aqui, o Grêmio já levou as taças da Recopa Sul-Americana e Gauchão em 2018.

"Com o time que temos, podemos chegar nas três competições, confio muito neste grupo que tenho jogado. De alguma forma vai ser, vamos buscar um título grande, e temos Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Temos chance de buscar. Se não for os três, vai ser um dos três", comentou Léo Moura.

O Grêmio volta a treinar na quarta-feira à tarde e estreia no Brasileirão no sábado, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte. Na terça-feira seguinte, o Tricolor visita o Cerro Porteño na terceira rodada do grupo 1 da Libertadores. O primeiro jogo pela Copa do Brasil 2018 ainda não tem data, pois depende das definições da quarta fase da competição.