Grêmio adia escolha, mas Campeonato Brasileiro seduz como 'próximo alvo'

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

    Libertadores 2017 foi conquistada após se tornar prioridade ao longo do ano

    Libertadores 2017 foi conquistada após se tornar prioridade ao longo do ano

O Grêmio entende que vai precisar priorizar um campeonato para conquistar nova taça em 2018, mas a escolha pelo caminho a seguir ainda não foi feita. O Tricolor aposta no grupo mais robusto para iniciar disputas paralelas com força máxima até uma espécie de eleição. O Campeonato Brasileiro, no entanto, é uma competição que chama atenção na Arena.

A última conquista do Grêmio no Brasileirão foi em 1996. De lá para cá, o Tricolor foi vice em 2008 e 2013. No elenco, há jogadores que veem o campeonato como a estrela que falta no atual ciclo vitorioso - iniciado há duas temporadas.

"Eu quero ganhar tudo. Mas se tiver que escolher um, escolho o Campeonato Brasileiro. Eu não ganhei esse título ainda", disse Maicon, capitão do Grêmio, à Rádio Atlântida.

Em contrapartida, a Copa do Brasil tem premiação milionária e a Libertadores daria chance do Grêmio se isolar em número de títulos entre os brasileiros, superando Santos e São Paulo.

"Vamos ver aos poucos, conforme as competições forem se desenvolvendo. Talvez a gente tenha que priorizar, talvez possamos ganhar tudo. Tem a Copa do Brasil com grande prêmio, a Libertadores... Eu particularmente acho difícil (ganhar tudo). A gente quer tudo, mas vamos ver o que a gente consegue", disse Duda Kroeff, vice de futebol.

Em 2016, o Grêmio abriu mão do Campeonato Brasileiro ao conseguir avançar na Copa do Brasil. Na reta final daquele ano, o clube chegou a enviar um time completamente suplente e sem treinador principal para jogar com o Santa Cruz, em Recife. Em 2017, o Brasileirão foi deixado em segundo plano desde o início. A Libertadores se tornou obsessão muito cedo e foi conquistada.

Outra vertente no elenco chega a apostar que é possível ganhar mais do que um título no resto do ano. Até aqui, o Grêmio já levou as taças da Recopa Sul-Americana e Gauchão em 2018.

"Com o time que temos, podemos chegar nas três competições, confio muito neste grupo que tenho jogado. De alguma forma vai ser, vamos buscar um título grande, e temos Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Temos chance de buscar. Se não for os três, vai ser um dos três", comentou Léo Moura.

O Grêmio volta a treinar na quarta-feira à tarde e estreia no Brasileirão no sábado, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte. Na terça-feira seguinte, o Tricolor visita o Cerro Porteño na terceira rodada do grupo 1 da Libertadores. O primeiro jogo pela Copa do Brasil 2018 ainda não tem data, pois depende das definições da quarta fase da competição.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos