Topo

Esquema tático e cautela tiram espaço de Brenner no São Paulo

Brenner pode voltar a ser utilizado quando o São Paulo for utilizar o 3-4-3  - Rubens Chiri/São Paulo
Brenner pode voltar a ser utilizado quando o São Paulo for utilizar o 3-4-3 Imagem: Rubens Chiri/São Paulo

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/04/2018 04h00

Apelidado de filho de Lugano, Brenner encerrou 2017 com moral no São Paulo ao fazer o gol no empate por 1 a 1 com o Bahia, na despedida do uruguaio dos gramados. No início desta temporada, o atacante continuou sendo visto como uma das principais apostas do clube e era um dos xodós do técnico Dorival Júnior. Com a chegada de Diego Aguirre, em março, a história mudou e ele não teve mais oportunidade de atuar. Porém, engana-se quem pensa que o novo treinador não gosta do jovem.

Segundo apurou o UOL Esporte, Aguirre avalia de maneira positiva o desempenho do garoto nos treinamentos, mas o uruguaio adotou a cautela na hora de montar a sua equipe. Desde que assumiu o time, o treinador só disputou partidas de mata-mata e, na visão dele, colocar o garoto, de 18 anos, em uma decisão seria um risco. Por isso, para não queimar Brenner, ele optou por jogadores mais experientes, como Nenê, de 36 anos.

Na realidade, o São Paulo acha que o jovem, que subiu para o time principal aos 17 anos, pulou etapas na carreira antes de se profissionalizar. Brenner foi promovido por Rogério Ceni - a estreia aconteceu contra o Atlético-PR, no dia 21 de junho. Aos poucos, o clube tenta dar mais experiência ao jogador, mas evita expor o jovem em momentos críticos.

Outro motivo que afastou Brenner da equipe de Aguirre foi o esquema tático. O treinador acredita que com o time no 4-3-3 fica mais difícil encontrar espaço para um atacante com as características de Brenner. Caso o técnico utilize o 3-4-3, as possibilidades de o atacante atuar aumentam. Desta maneira, ele poderia disputar posição com Tréllez ou Nenê, para ser um jogador de mais velocidade e com poder de finalização.

Como o treinador cogita adotar o esquema com três zagueiros em algumas partidas e o São Paulo vai fazer a sua estreia no Campeonato Brasileiro com pontos corridos ainda nesta semana, é bem possível que Brenner volte a atuar em breve. No total, ele disputou 16 partidas pelo time profissional do São Paulo - sendo 12 neste ano e quatro em 2017 - e marcou três gols.