Topo

Chape recebe convite para amistoso contra Torino, na Itália, e aguarda CBF

Urbano Cairo, presidente do Torino, e Plinio David De Nes Filho, presidente da Chape - Divulgação
Urbano Cairo, presidente do Torino, e Plinio David De Nes Filho, presidente da Chape Imagem: Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

11/04/2018 16h54

A Chapecoense informou nesta quarta-feira (11) que recebeu um convite oficial do Torino para um amistoso de apresentação da equipe italiana para a temporada 2018/19. O jogo seria realizado no dia 28 de julho, no estádio Olímpico Grande Torino, em Turim (ITA).

O clube brasileiro, porém, precisa de uma autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para confirmar a partida, uma vez que ela aconteceria durante o Campeonato Brasileiro.

Documento enviado pelo Torino, da Itália, ao presidente da Chapecoense convidando para amistoso - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
“A Chapecoense, por sua vez, afirma a felicidade em ter recebido o convite e demonstra profundo interesse em participar da partida. O clube, no entanto, depende de autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para confirmar presença no amistoso”, diz nota.

Como a tabela do Brasileirão só está definida, por enquanto, até a 12ª rodada, a CBF precisa analisar as datas para uma possível mudança. A Chape enfrenta o Grêmio, pela 16ª rodada da Série A, no dia 28 (sábado) ou 29 (domingo) de julho – ou até 30, uma segunda-feira.

A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece apenas no fim de semana seguinte. Porém, as equipes podem estar envolvidas em outras competições durante a semana.

Procurada pelo UOL Esporte, a CBF informou que a Diretoria de Competições da entidade já recebeu o pedido da Chapecoense e que ‘a liberação ou negativa virá dessa análise de datas’.

Torino também viveu tragédia aérea

Assim com a Chapecoense, o Torino também tem uma tragédia aérea marcada em sua história. Em 4 de maio de 1949, um avião que levava a equipe de volta para a Itália – após amistoso em Lisboa, contra o Benfica – caiu e fez 31 vítimas, sendo 18 delas jogadores do time italiano.

A aeronave colidiu contra os muros do jardim da Basílica de Superga, em Turim, vitimando toda a delegação, composta de jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes, entre outros.