Topo

"Guardiola à Brasileira", F. Diniz faz estreia internacional no Atlético-PR

Fernando Diniz fará seu primeiro jogo oficial internacional como técnico - Reprodução TV CAP
Fernando Diniz fará seu primeiro jogo oficial internacional como técnico Imagem: Reprodução TV CAP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

12/04/2018 04h00

Elogiado desde os tempos de Audax pela crítica especializada do centro do Brasil por conta de seu estilo de jogo que privilegia a posse de bola e exige dos seus jogadores uma movimentação intensa e muitas trocas de passes, o técnico Fernando Diniz terá sua estreia internacional nesta quinta-feira, 19h15, diante do Newell’s Old Boys, da Argentina, pela Copa Sul Americana. Comandando o Atlético Paranaense, Diniz terá a chance de repercutir na América Latina as razões pelas quais é comparado a Pep Guardiola, badalado técnico do Manchester City.

Em nove anos como treinador, Fernando Diniz rodou apenas por times de pequeno porte, exceção feita a uma passagem de 17 jogos pelo Paraná Clube, em 2015, quando o tricolor paranaense estava na Série B nacional. Comandar o Atlético é a maior oportunidade da carreira do ex-jogador do Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, entre outros. Contra o São Paulo pela Copa do Brasil, dividiu opiniões, mas saiu vitorioso.

“O curioso é que o maior Newell’s da história, vice da Libertadores para o São Paulo, era o time do Marcelo Bielsa. E muitos daqueles jogadores se tornaram grandes técnicos, como o Tata Martino, o Maurício Pochettino... e o Guardiola é escola bielsista, total”, relembra o comentarista Julio Gomes, do UOL Esporte, que limita as comparações entre o já mítico técnico e Diniz: “A comparação é porque ele pensa o futebol de um jeito diferente e, o principal, é fiel a estes princípios. Não é que o estilo Diniz é igual ao estilo Guardiola. E, sim, a lealdade com as próprias convicções. No futebol sul-americano não dá nem para pensar em repetir o que é feito lá na Europa. Ainda assim, Diniz procura ser criativo em suas equipes e vai poder mostrar aos argentinos isso”.

Nos números, porém, Diniz ainda não atingiu seu modelo ideal de jogo. Em cinco jogos no ano – o Atlético usou um time completamente diferente no Estadual, com outro técnico – são três empates e duas vitórias. O time teve dificuldades físicas claras, pela falta de ritmo de jogo. Teve menos posse de bola que o São Paulo (46 a 54%), menos arremates a gol (8 a 16) e fez mais faltas (14 a 12). Os times trocaram praticamente o mesmo número de passes (487 a 478). Os gols atleticanos na vitória por 2 a 1 saíram de contra-ataque e de bola parada. Mas, mesmo assim, a equipe não fugiu ao “Estilo Diniz”, saindo em toque de bola e evitando o chutão.

ATLÉTICO-PR X NEWELL’S OLD BOYS-ARG

Data: 12 de Abril de 2018, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Motivo: 1ª fase da Copa Sul-Americana
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Auxiliares: Juan P. Montaño (BOL) e Reluy Vallejos (BOL)

Atlético: Santos; Esteban Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Jonathan (Raphael Veiga), Lucho González, Raphael Veiga (Camacho) e Thiago Carleto; Guilherme, Pablo e Nikão. Técnico: Fernando Diniz.

Newell’s: Ibañez (Pocrnjic); San Román, Varela, Fotanini e Evangelista; Sills, Rivero e Figueroa; Torres, Fertoli e Leal (Opazo). Técnico: Omar de Felippe.