Topo

Gaúcho adaptado a BH, Mano ainda guarda saudade de SP, sua "segunda casa"

Mano Menezes adota vida tranquila em Belo Horizonte, mas segue apaixonado por SP - Daniel Vorley/AGIF
Mano Menezes adota vida tranquila em Belo Horizonte, mas segue apaixonado por SP Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/04/2018 04h00

Uma vizinhança que abriga a maioria dos boleiros de Belo Horizonte e fica perto de Toca da Raposa II e Mineirão. Em um pequeno prédio do bairro Castelo, na região da Pampulha, Mano Menezes mantém o estilo de vida que sempre teve em outros municípios. E mesmo que já se sinta à vontade, ele não se esquece de São Paulo, uma de suas paixões.

Ambientado ao lugar onde vive pela segunda vez na carreira, o técnico é apaixonado pela capital paulista. Em São Paulo, ele defendeu as cores do Corinthians em duas oportunidades. A primeira foi entre 2008 e 2010, enquanto a segunda ocorreu em 2014. Neste período, se adaptou à cidade e a adotou como lar.

O gaúcho comprou um apartamento em terras paulistanas, próximo ao bairro Jardins, e o utilizou para descansar depois da passagem pelo futebol chinês, onde comandou o Shandong Luneng. A região escolhida na maior cidade do país é conhecida por ter restaurantes de alta gastronomia e lojas de luxo.

Em Belo Horizonte, apesar do salário superior aos R$ 600 mil, Mano Menezes adotou um bairro mais modesto. O Castelo é conhecido por abrigar boleiros de Cruzeiro, América-MG e Atlético-MG. Há até um condomínio de luxo na região, mas o técnico preferiu ficar em um prédio pequeno, com seis apartamentos. Na cidade, ele reside ao lado da esposa Maria Inês Menezes.

Avesso a lugares públicos, Mano tem hobbies típicos de sua terra natal - o Rio Grande do Sul. Ele é fã de chimarrão e costuma andar sempre acompanhado de sua cuia. Outro passatempo do técnico é fazer churrasco. Na cidade mineira, ele gosta de assar a própria carne para a mulher e os amigos. Até membros da imprensa já tiveram a chance de provar o churrasco feito pelo técnico. O fato ocorreu em 2015, logo após a participação no Campeonato Brasileiro.

O curioso é que, mesmo que tenha hobbies bem caseiros, não é sempre que o treinador fica em BH. Em folgas curtas, ele costuma viajar a São Paulo. Nos períodos mais longos, o Rio Grande do Sul é a sua escolha.

A filha - e assessora de imprensa pessoal - Camila Menezes reside no estado natal e recebe o pai com frequência. O neto Lucas, de cinco anos, costuma recebê-lo e até brincar de futebol. Há pouco mais de um ano, ele cobrou do avô a presença de Giorgian De Arrascaeta entre os titulares.

Adaptado a Belo Horizonte, Mano iniciou a quarta caminhada à frente do Cruzeiro em uma edição do Campeonato Brasileiro neste sábado (14), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela primeira rodada do torneio nacional.