Topo

"Guardiola é o Che Guevara do futebol", diz ex-técnico da Argentina

Tim Ireland/AP
Imagem: Tim Ireland/AP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2018 17h14

Pep Guardiola conduziu o Manchester City ao título do Campeonato Inglês no último final de semana. Dono de um estilo único de jogo, o treinador foi chamado de “Che Guevara do futebol” por César Menotti, técnico campeão mundial com a Argentina na Copa do Mundo de 1978.

A declaração foi feita para uma matéria especial da “BBC” sobre Guardiola. Para Menotti, o treinador do City revolucionou o futebol e tem as mesmas características apresentadas por Che: “um revolucionário vence ou morre nas batalhas”.

“Pep é o Che Guevara do futebol. Sempre disse que um revolucionário vence ou morre nas batalhas e Pep continua firme. Ele nunca vai mudar isso: ele quer jogar bem, quer dominar o espaço e quer controlar a bola. Ele quer controlar o tempo, para ficar sempre à frente da curva”, afirmou.

Ernesto Che Guevara foi considerado uma das 100 personalidades mais importantes do Século 20 pela revista “Time”. Ao lado de Fidel Castro, o guerrilheiro argentino liderou a Revolução Cubana, país em que chegou a ser Ministro da Indústria.

Che saiu de Cuba para tentar repetir a revolução em outros países de Terceiro Mundo. Depois de lutar no Congo, acabou capturado e morto na Bolívia, em 9 de outubro de 1967.