Topo

Na Espanha, mãe faz sucesso ao criar álbum de liga feminina para as filhas

Do UOL, em São Paulo

17/04/2018 18h37

Em 2017, a jornalista espanhola María Vázquez deixou a cidade de Badajoz e viajou a Sevilha (a cerca de 220 km) para acompanhar um jogo do time feminino do Sevilla, que brigava pelo acesso na segunda divisão do Campeonato Espanhol. Com ela, levou suas três filhas pequenas.

Para animar uma das filhas, também torcedora do Sevilla, preparou figurinhas das jogadoras da equipe. Outra das meninas, torcedora do Barcelona, ganhou figurinhas das atletas do time catalão.

Assim, sem perceber, María Vázquez começava uma iniciativa que se tornaria sucesso entre os espanhóis nas redes sociais.

Depois de elaborar figurinhas das jogadoras de Sevilla e Barcelona, María decidiu tentar fazer cromos de todos os times femininos da Espanha. Chegou a resultados que, satisfeita, fez questão de divulgar no Twitter.

“Tenho mais de 250 figurinhas, feitas com muita ajuda de fotógrafos e clubes, com muito trabalho, para poder dar a minhas filhas um álbum de seus ídolos. Eu mesma imprimo e plastifico. Elas adoram e se identificam. E eu me sinto orgulhosa de poder oferecer a elas”, disse María Vázquez na rede social.

Segundo o jornal El Confidencial, a iniciativa ganhou o apoio de fotógrafos particulares, clubes e das próprias ligas masculina e feminina da Espanha. Jogadoras espanholas, como Natalia Pablos (atacante do Rayo Vallecano) e Alba Merino (meia do Santa Teresa) festejaram a novidade.

“Parabéns por sua iniciativa. Tive a sorte de receber a figurinha da mão de suas filhas. Você é muito grande”, declarou Merino a Vázquez nas redes sociais.

Em entrevista ao jornal El Diario, a jornalista festejou a repercussão positiva da iniciativa. “Quero que minhas filhas se vejam refletidas em esportistas femininas. Mas, sobretudo, para que saiam de casa e, quando virem meninos jogando futebol, sintam que têm o mesmo direito de jogar”, disse.

Apesar do sucesso, María Vázquez ainda busca ajuda de clubes e fotógrafos para completar a coleção com figurinhas de atletas de cinco times da primeira divisão feminina da Espanha: Zaragoza, Fundación Albacete, Rayo Vallecano, Sporting Club Huelva e Madrid CFF.