Topo

PT e MST de acampamento pró-Lula acusam organizada do Coritiba de agressão

MST e organizados do Coritiba estiveram em conflito na noite de terça, em Curitiba - Assessoria de Imprensa PT
MST e organizados do Coritiba estiveram em conflito na noite de terça, em Curitiba Imagem: Assessoria de Imprensa PT

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

18/04/2018 13h39Atualizada em 18/04/2018 15h22

Torcedores membros da Império Alviverde, organizada do Coritiba, entraram em conflito com membros do MST (Movimento dos trabalhadores Sem Terra) em Curitiba, no acampamento que protesta contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pouco antes do jogo do Coxa contra o Atlético-GO, pela Série B do Brasileiro.

Em nota, a Frente Brasil Popular (que responde pelo movimento, composta pelo MST e pelo PT, Partido dos Trabalhadores, entre outros) se queixou da falta de policiamento no local e afirmou que “Um grupo de torcedores, que se auto identificaram como integrantes da torcida do Coritiba Foot Ball Club, da Império Alviverde, agrediu agora à noite integrantes do MST, que ficaram feridos.”

Procurado pelo UOL Esporte, o presidente da Império Alviverde não respondeu as mensagens. Entretanto, Juliano Rodrigues, conhecido como “Lano”, se manifestou sobre o tema em uma rede social: “Esse MST e o PT são guerrilhas urbanas (...), atacaram nossa piazada com facões e foices (...), compraram uma briga que não aguentam agora quero ver segurar o bonde!!”

Na tarde desta quarta-feira, a torcida organizada publicou uma nota chamada "Confronto MST", em que afirma que "em nenhum momento foi planejado o confronto, assim como não houve iniciativa por parte dos torcedores que estavam se deslocando a caminho do estádio Couto Pereira. Houve provocação e tentativa de intimidação por parte dos militantes, que inclusive agrediram e feriram alguns dos nossos integrantes com golpes de martelo, além de estarem portando facões, foices, entre outros objetos. De imediato deu-se início ao conflito que está sendo veiculado por diversas mídias. Reiteramos que somos uma torcida organizada que vive e respira pelo futebol, não temos nenhuma posição política favorável ou contra a qualquer instituição ou grupo político, ou seja, não temos o mínimo interesse de criar atrito entre as partes, pois os objetivos e ideais em nada coincidem, muito menos conflitam. (...) As declarações feitas por nosso presidente com seu perfil pessoal no Facebook são de sua total responsabilidade."

Lano IAV - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A assessoria de imprensa do MST contestou a versão da Império Alviverde. “Como o acampamento estava mudando de espaço, o povo foi usar o banheiro de um bar, e a torcida estava num tubo. Eles marcam briga pela internet, podem falar o que quiser. Ali só tem camponês, não vai para brigar. É balela”, relatou Wellington Lenon Lima, assessor do MST.

A assessoria de imprensa do PT afirmou que os feridos foram atendidos por ambulâncias e levados para casa. O movimento afirma ter assinado um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Paraná e cobra as autoridades por segurança no local. “Que as medidas cabíveis sejam tomadas e que a segurança seja efetiva nos locais onde permanecem os acampados. Não seremos intimidados, nossa organização e mobilização seguirá forte!”, diz mais um trecho da nota.

A Polícia Militar do Paraná informou que não foi aberto boletim de ocorrência sobre o incidente e que, chamada para verificação, “Equipes da PM foram até o local mas não constataram o fato.”

Procurado, o Coritiba disse que não irá se manifestar sobre o tema.