Topo

Grêmio recusa oferta por reservas para seguir com grupo 'montado'

Lima jogou pelo Ceará em 2017 e foi sondado recentemente para voltar ao clube - Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio
Lima jogou pelo Ceará em 2017 e foi sondado recentemente para voltar ao clube Imagem: Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/04/2018 04h00

O Grêmio recusou, nas últimas semanas, possibilidades de negócios para jogadores do seu elenco que não estão atuando regularmente. Nomes como Paulo Victor, Michel e Lima foram sondados por outros clubes, mas a direção e comissão técnica preferiram manter todos. A ideia é segurar as opções e seguir com um elenco "montado". O termo é usado para indicar que o plantel foi construído de olho na disputa de mais de um título simultaneamente.

Lima despertou interesse do Ceará. Paulo Victor foi sondado pelo Sport e Michel recebeu consulta de outros dois clubes.

O Grêmio tem apostado no elenco mais robusto, com opções em maior quantidade, para seguir na disputa do Campeonato Brasileiro ao mesmo tempo em que tenta avançar na Copa do Brasil e Libertadores. Em 2017, o grupo sem tantas peças cobrou seu preço. A avaliação interna é que agora o Tricolor tem mais estofo técnico.

Lima esteve no Ceará no ano passado, por empréstimo, e voltou depois de boas atuações. No Grêmio de 2018, participou de nove partidas. Chegou a ser titular no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG e é visto como alternativa no meio-campo.

Paulo Victor assinou em 2017 para ser o substituto imediato de Marcelo Grohe. A ideia de Renato era ter outro goleiro experiente para usar quando o titular tivesse de ser preservado, e a hierarquia debaixo das traves nunca se alterou desde então. O Sport fez contato depois da lesão de Magrão, titular do clube pernambucano. Em 2018, PV atuou em três partidas.

Michel, uma das boas novas do Grêmio durante a temporada passada, começou o ano na reserva, atrás de Jailson e Maicon na disputa por um lugar ao lado de Arthur. Despertou interesse do Santos, durante as conversas por Zeca, e outro clube brasileiro. Foi mantido pela boa imposição física e desarme. O clube gaúcho recentemente fechou acordo para compra dos direitos econômicos dele em operação com o Novorizontino por cerca de R$ 1,3 milhão.

O Grêmio volta a campo no domingo, às 19h (Brasília), contra o Atlético-PR, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Alguns reservas podem ser escalados, para preservação de titulares mais desgastados. E aí, o Tricolor irá reforçar os motivos para ter dito 'não' por alguns de seus suplentes.