Topo

Chelsea avança com golaço e enfrentará United em final na Inglaterra

Giroud deixou quatro marcadores e o goleiro McCarthy no chão para fazer 1 a 0 - Frank Augstein/AP
Giroud deixou quatro marcadores e o goleiro McCarthy no chão para fazer 1 a 0 Imagem: Frank Augstein/AP

Do UOL, em São Paulo

22/04/2018 12h51

Chelsea e Manchester United farão a final da Copa da Inglaterra na temporada 2017/2018. No dia seguinte à classificação do United sobre o Tottenham, o Chelsea venceu o Southampton por 2 a 0 neste domingo, em Wembley, e garantiu a outra vaga. A  classificação foi alcançada graças aos gols de Giroud e Morata, sendo o do francês uma pintura que deixou cinco marcadores no chão após dois dribles. A partida contou com atuação brilhante do meia Hazard e boa participação do brasileiro Willian, que acertou uma bola no travessão no primeiro tempo e deixou o campo insatisfeito com a substituição de Antonio Conte já na etapa complementar.

Com o Manchester City campeão da Premier League, Chelsea e Manchester United terão nova chance de encerrar a temporada com uma conquista de nível nacional. A final será em 19 de maio.

Primeiro tempo: melhor

O Chelsea dominou as ações desde o primeiro minuto de bola rolando em Wembley. Antes dos dez minutos já rolaram duas boas chances: uma em batida de fora da área de Hazard e outra que terminou no travessão do Southampton após passe do belga e chute forte de Willian com o pé esquerdo. O time dirigido pelo italiano Antonio Conte pressionava a saída de bola do adversário e criava suas oportunidades enquanto o Southampton tentava não se desconcentrar e dar ainda mais espaços para o Chelsea trabalhar a bola.

A retranca quase foi furada com Giroud, que recebeu a bola na área, ganhou a dividida e finalizou com um voleio que saiu pela linha de fundo. O Southampton criou bem pouco, mas resistiu. Não por muito tempo.

Antonio Conte, do Chelsea - Glyn Kirk/AFP - Glyn Kirk/AFP
Antonio Conte disputará com José Mourinho a chance de um título em 2017/2018
Imagem: Glyn Kirk/AFP

Segundo tempo: letal

A superioridade enfim se traduziu em bola na rede aos 35 segundos da etapa complementar, quando Giroud marcou um golaço. Hazard recebeu lançamento na entrada da área pela direita e cortou para o centro com um toque que já desmontou a marcação do Southampton antes de escorregar e mesmo assim fazer o passe. A bola chegou até Giroud, que conduziu a bola com facilidade e deu dois dribles que cortaram cinco marcadores dentro da área - inclusive o goleiro adversário, que viu a bola terminar no fundo do gol. Um golaço na semifinal da Copa da Inglaterra.

Giroud, do Chelsea - John Sibley/Reuters - John Sibley/Reuters
Passe de Hazard, que teve atuação brilhante, ajudou francês a marcar um golaço
Imagem: John Sibley/Reuters

Willian substituído e...

Aos 17 minutos do segundo tempo, Conte decidiu dar chance a Bakayoko e tirou o meia brasileiro Willian, que além da bola na trave vinha tendo boa atuação em Wembley. O jogador da seleção brasileira não ficou satisfeito com a alteração e saiu direto para os vestiários. Coincidentemente, a partir da saída do meia, o Chelsea diminuiu o ritmo de criação e passou a ser pressionado pelo Southampton. 

Redmond teve chance em chute de fora da área que exigiu uma defesaça de Caballero. O goleiro argentino ainda fez mais duas intervenções, sendo uma delas em lance polêmico, antes de o Chelsea acordar e voltar a pressionar em campo, quando McCarthy defendeu um chute de Hazard de fora da área e só torceu para um desvio de Yoshida contra o próprio gol fosse para fora.

Willian, do Chelsea - John Sibley/Reuters - John Sibley/Reuters
Insatisfeito, Willian deixou a partida aos 17 minutos do segundo tempo. Entrou Bakayoko
Imagem: John Sibley/Reuters

No desespero, dá Chelsea

No momento em que o Southampton mais acreditava e o técnico Mark Hughes até havia trocado zagueiro por atacante, Conte lançou Morata na vaga de Giroud e foi rapidamente recompensado. Azpilicueta cruzou na área e o espanhol cabeceou com frieza para o fundo das redes em seu primeiro toque na bola. Na sequência, o time em desvantagem se lançou para o ataque e teve até uma bola na trave em batida de Austin, mas não conseguiu diminuir o placar. Deu Chelsea.

Morata, do Chelsea - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Morata entrou aos 35 e balançou as redes aos 36 minutos do segundo tempo em Wembley
Imagem: David Klein/Reuters