Topo

Como (e quando) última leva de reforços poderá entrar no time do Inter

Atacante Lucca acertou com o Inter até o fim do Estadual 2019 e será apresentado - Inter/Divulgação
Atacante Lucca acertou com o Inter até o fim do Estadual 2019 e será apresentado Imagem: Inter/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2018 04h00

O Internacional receberá seus dois últimos reforços nesta semana: o atacante Lucca, egresso do Corinthians até 2019, e Zeca, que chega do Santos e assinou até 2022. Em uma semana de trabalho, Odair  Hellmann irá escolher entre as alternativas que possui para colocá-los em campo o quanto antes.

Só que esse processo não deve ser tão simples assim. Lucca é o mais perto de estar pronto, já que vinha treinando e jogando regulamente no Corinthians. Sua última partida foi a final do Campeonato Paulista, no início de abril. Ele será apresentado nesta segunda-feira e, tendo contrato regularizado na CBF, já poderá ficar no banco diante do Cruzeiro, domingo. 

O treinador do Internacional, no entanto, ainda irá estudar o melhor posicionamento para ele. A preferência de Odair é utilizá-lo pelo lado do ataque, preferencialmente na esquerda, onde atualmente jogam Patrick ou D'Alessandro. Lucca também já atuou centralizado, mas não deve disputar posição com Leandro Damião.

Já Zeca tem ainda um percurso longo pela frente. Sem atuar há seis meses, o jogador encarou uma rotina de apenas treinamentos desde outubro passado, quando entrou em litígio com o Santos. Sem ritmo, precisará passar por uma 'pré-temporada' para poder jogar regularmente.

O Internacional não define prazo, mas sabe que Zeca precisará entrar aos poucos no time. A expectativa é que ele fique totalmente apto dentro de duas a três semanas.

Em relação ao posicionamento, há três opções: as duas laterais e o meio-campo. A preferência do comando técnico é a utilização dele pela direita, com a saída de Fabiano do time, mas Zeca também atua pela esquerda, posição que desempenhou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando Odair Hellmann era auxiliar técnico da seleção. Atualmente, Iago é o titular neste lado.

No meio-campo, Zeca pode atuar tanto centralizado quanto aberto pelos dois lados, mas a utilização dele no centro, até pelas opções que existem no grupo, é possibilidade remota.

"Eu ainda nem conversei com eles (Lucca e Zeca)", contou Odair Hellmann. "Durante essa semana vamos ver as condições e o que podemos fazer", admitiu. "Temos que ir para o campo, treinar, ver onde se sentem melhor. O Zeca está há algum tempo sem atuar, deve demorar um pouco. O Lucca estava jogando. Mas vamos esperar", disse o treinador.

Zeca foi oficializado no fim da tarde de segunda-feira e será apresentado na quarta-feira pela manhã no CT Parque Gigante.