Topo

Santos teme que Diogo Vitor seja pego em novo doping e aumente punição

Diogo Vitor foi sorteado para exame antidoping também no clássico contra o Palmeiras - Divulgação/Santos FC
Diogo Vitor foi sorteado para exame antidoping também no clássico contra o Palmeiras Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/04/2018 04h00

O Santos teme que o meia-atacante Diogo Vitor seja pego em um novo exame antidoping, o que pode afetar a punição do jogador. Além do exame feito após o jogo contra o Botafogo, que acusou a substância proibida, o jovem atleta também foi sorteado para o teste no clássico contra o Palmeiras, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista, no dia 24 de março, três dias depois da partida contra o time de Ribeirão Preto.

O Santos aguarda a contraprova, mas o UOL Esporte apurou que a substância encontrada no organismo do jogador é presente na cocaína.

O temor do Santos não é somente por um novo resultado positivo para a mesma substância. Eles estão preocupados, na verdade, que a amostra quantitativa tenha dosagem maior do que a primeira, que já suspendeu o jogador preventivamente de suas atividades como profissional do clube.

Segundo especialistas que advogam em casos semelhantes, Diogo Vitor não pode ser enquadrado como “reincidente”, mesmo que seja flagrado no exame do clássico contra o Palmeiras. Casos de reincidência são levados em conta pelo júri somente quando o atleta já foi condenado e comete o mesmo erro após o julgamento.

Por outro lado, os profissionais alegam que, se a substância aumentou no corpo, o novo exame estaria sugerindo que o atleta teria usado novamente ou até mesmo que faz uso decorrente da substância.

Para eles, no caso de Diogo Vitor a melhor coisa a se fazer é confessar que fez a utilização de substância dopante – caso seja verdade. O Santos ainda não preparou a sua defesa, mas tudo indica que o clube paulista trabalhe neste sentido.

Os dirigentes santistas não estão esperançosos em relação à contraprova e já admitem internamente que Diogo Vitor não escapará de uma punição. No entanto, a defesa pretende trabalhar para diminuir esse gancho de alguma forma.

Após o Santos ser notificado sobre o antidoping, a diretoria santista se reuniu com Diogo Vitor. O atleta foi bastante sincero com os profissionais do clube, mas pediu isolamento. Ele disse que está muito abalado e prefere ficar sozinho em seu apartamento na cidade.

O estafe do jogador, comandado por Wagner Ribeiro, não nega e nem confirma o uso de substancia dopante em contato com o UOL Esporte. Eles apenas prometem total apoio ao jogador e esperam o mesmo do clube paulista.

“Essa hora não podemos levar em conta o jogador e, sim, o ser humano. Vamos ajudá-lo e tenho certeza que o Santos não irá desamparar o atleta neste momento”, afirmou o agente.

Diogo Vitor “sumiu” nos últimos três jogos

Diogo Vitor perdeu espaço com Jair Ventura. Ele atuou em alguns minutos da partida contra o Estudiantes, na Argentina, no último dia 5, e depois não entrou mais em campo. O meia até foi relacionado para o duelo contra o Ceará, mas não atuou. Em seguida ficou de fora do banco de reservas nos duelos contra o Bahia, em Salvador, e Estudiantes, na Vila Belmiro.

A queda de Diogo Vitor começou após a perda do pênalti contra o Palmeiras que eliminou o Santos na semifinal do Campeonato Paulista. Dirigentes santistas acreditam que o jogador não teve estrutura para assimilar o baque e se considerou culpado pela desclassificação. No entanto, outra "corrente" no clube acredita que ele atuou mal no clássico pois já sabia que seria flagrado no antidoping, pois havia sido sorteado um jogo antes - contra o Botafogo, pelas quartas de final da competição.

Santos foi pego de surpresa

O Santos foi pego de surpresa pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na noite desta quarta-feira. Apesar do histórico do atleta, de sumiços e mentiras, o clube não esperava que o jogador fosse flagrado no doping.

Diogo Vitor passou mais de um ano sem causar problemas no time B. Na ocasião, o atleta recebia os cuidados de Kleiton Lima. O treinador, demitido no início deste ano, é evangélico declarado e costumava direcionar o atleta aos cultos. “O Santos comunica que o atleta Diogo Vitor, de 21 anos, foi pego em exame de controle de dopagem. O teste, realizado no LADETEC/RJ, foi solicitado por procedimento padrão pela FPF, no dia 21/03, na partida Santos x Botafogo/SP pelo Campeonato Paulista. O atleta já está preventivamente suspenso de suas atividades como jogador profissional do Clube e aguardará o resultado da contraprova. O Santos FC, desde já, coloca-se à disposição de Diogo Vitor neste delicado momento de sua vida”, informou a nota do Santos.

Histórico problemático

O resultado do teste é mais um capítulo negativo na curta carreira de Diogo Vitor no futebol. Considerado uma das apostas das categorias de base do clube, o atacante sumiu do clube em 2016 e não participou da Copa São Paulo daquele ano. Após longo período sem dar retorno, Diogo alegou dor de dente e ainda rejeitou o tratamento do clube.

Depois, sumiu novamente, desta vez alegando que a avó havia falecido. A cúpula santista ficou sensibilizada com o fato e ligou na casa do jogador, mas se surpreendeu mais uma vez, já que a própria avó atendeu a ligação.

A família admitiu que Diogo Vitor ficou deslumbrado com o dinheiro que recebeu após assinar o seu primeiro contrato com o Santos. O atacante ganhou luvas de seus empresários e gastou o montante comprando um Camaro. Ficou famoso nas noitadas de Santos, arrumou confusões e teve até que voltar a sua cidade-natal, em Coqueiral-MG.

A aposta na qualidade técnica do jogador fez o Santos dar novas oportunidades ao jogador, apesar dos problemas extracampo. Passou pelo time B e parecia que finalmente se firmaria no profissional na atual temporada, na qual teve chances na equipe comandada por Jair Ventura e chegou a fazer o gol do empate em confronto contra o Corinthians no Paulistão 2018.

Na semifinal contra o Palmeiras, porém, viveu momento complicado ao perder pênalti que culminou na eliminação da equipe da Baixada. Na ocasião, pediu desculpas aos torcedores e disse viver o pior momento da carreira.