Topo

Ex-santista e ex-dupla do São Paulo vivem "pesadelo" em clube francês

Federico Pestellini/Divulgação
Imagem: Federico Pestellini/Divulgação

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

28/04/2018 04h00

O plano do Lille era ambicioso. Um futebol ofensivo, jogadores jovens e vaga na Liga dos Campeões. Assim, o volante Thiago Mendes e o atacante Luiz Araújo trocaram o São Paulo pelo clube francês. Caminho que o volante Thiago Maia também seguiu ao deixar o Santos. No entanto, os brasileiros passam por um pesadelo no novo clube, com a iminência de rebaixamento e com baixa possibilidade de acordo para transferência.

O projeto do Lille era encabeçado pelo treinador argentino Marcelo Bielsa. Ele foi o responsável pela escolha dos brasileiros e somou mais de dez contratações em gasto total de 65 milhões de euros (R$ 240,5 milhões). Seis meses depois, com o desempenho ruim do time e brigas com os dirigentes, o técnico foi demitido.

Restando quatro rodadas para o final do Campeonato Francês, o Lille é o penúltimo lugar, com 29 pontos. São cinco de distância da zona de permanência da primeira divisão. O quadro foi agravado com a goleada sofrida por 5 a 1 para o Olympique de Marselha na rodada passada.

Do confronto diante do Marseille, os três brasileiros foram titulares. Eles participaram de boa parte da campanha, mas não convivem com críticas da mídia francesa. Thiago Mendes, por exemplo, é considerado o melhor jogador do time na temporada.

O problema para os brasileiros também está na gestão do Lille. A diretoria do clube recebeu a notícia de que está proibido de contratar reforços porque suas contas não foram aprovadas pela DNCG (Diretoria Nacional de Controle de Gestão), o órgão que fiscaliza as finanças dos clubes de futebol da França. A punição já impediu o Lille de realizar contratações no meio desta temporada.

Com o impedimento ainda correndo o risco de ser ampliado para a próxima temporada, o Lille cogita planejar o time sem vendas. Os brasileiros, todos com longos contratos, vivem o risco de atuarem na segunda divisão da França.

Sem a intenção de permanecer, Thiago Mendes já recebeu sondagem do Olympique de Marselha. Luiz Araujo apareceu na mira da Lazio, e Thiago Maia foi procurado pelo Flamengo. O volante vê com bons olhos o retorno ao Brasil.