Topo

Torcedor vai a partida da Série D no RS e sai do estádio com vale-motel

José Eduardo foi sorteado no jogo Novo Hamburgo x Tubarão e ganhou um vale-motel - @zezinhodudu/Twitter
José Eduardo foi sorteado no jogo Novo Hamburgo x Tubarão e ganhou um vale-motel Imagem: @zezinhodudu/Twitter

Ana Carolina Silva e Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

01/05/2018 04h00

O Novo Hamburgo recebeu o Tubarão neste domingo, em jogo pela segunda rodada do Grupo 16 da Série D do Campeonato Brasileiro, e perdeu por 1 a 0. Mas ao menos um torcedor anilado que foi ao Estádio do Vale torcer pela equipe da casa teve motivos para comemorar o jogo: José Eduardo Morais, 27 anos.

No intervalo do jogo, o torcedor foi sorteado pelo Novo Hamburgo e ganhou um vale-motel. Mas se o presente parece inusitado para quem olha de longe, é considerado até certo ponto comum na diretoria do Novo Hamburgo – graças ao programa de sócio-torcedor do clube.

Criada há dois anos, a chamada Rede Anilada de Vantagem é formada por empresas de Novo Hamburgo e de cidades próximas que patrocinam o Esporte Clube Novo Hamburgo. A ideia é oferecer aos torcedores uma contrapartida comercial por se associarem à equipe – que vão de descontos em produtos e serviços das empresas parceiras a brindes oferecidas por elas.

“Além de dar descontos que vão de 5 a 50% para os sócios em dia, a gente faz sorteios com alguns estabelecimentos dessa rede durante os jogos. A gente já teve sorteio de lavagens de uma lavanderia da rede, sorteio de motel, e vai ter vale-jantar em restaurantes e galeterias da cidade”, explica o publicitário Parahim Lustosa Neto, responsável pelas ações de marketing do Novo Hamburgo. “O motel é curioso porque é um dos mais visados. Todo mundo fica querendo ganhar na hora”, brinca.

Segundo Parahim, a ação voltada não chegou a ter impacto na média de público do Novo Hamburgo em seus jogos em casa, que sentem muitos mais a influência de boas ou más campanhas, segundo ele. Por outro lado, ajudou a oxigenar o número de sócios-torcedores do clube – que hoje são cerca de mil.

“Eu te diria que é muito cedo para dizer se esses sorteios vão fazer efeito nesse momento. No geral, a gente não sente uma mudança, um aumento de público por jogo, mas a gente sente uma fidelização maior na nossa carteira de sócios”, explica Parahim. “Nossa estratégia é mostrar às pessoas que vão ao jogo, principalmente aos que não são sócios, que é vantajoso ser sócio.”

Torcedor sorteado não vai usar o vale-motel

O felizardo do sorteio deste domingo não é exatamente um sócio novo. Na verdade, José Eduardo Morais se associou há seis anos e se tornou conselheiro do clube há quatro. Morador da cidade de Rio Grande (a cerca de 360 km de Novo Hamburgo), aproveitou o feriado prolongado para acompanhar o primeiro jogo do EC Novo Hamburgo em casa pela Série D.

E embora a iniciativa do clube já fosse conhecida por José Eduardo, o brinde acabou surpreendendo. “Quando o sorteio iniciou, eu não estava prestando atenção, pois conversava na arquibancada com um amigo que não via há alguns meses. Até que, de repente, vários torcedores começaram a apontar para mim e entendi o que estava se passando”, contou ele – que, por ser conselheiro, não precisou pagar o ingresso de até R$ 30 para a partida diante do Tubarão.

O fato de ser conselheiro, para ele, não chega a ser um problema na hora do sorteio. Para José Eduardo, não há diferenciação entre ele e qualquer outro sócio-torcedor na distribuição de brindes.

“Entenderia um possível conflito de interesses se eu fizesse parte da diretoria ou de alguma das empresas conveniadas, mas a função como conselheiro é deliberar sobre os planos do clube mais a médio e longo prazo, como reformas e expansão do estádio. As ações de marketing e os planos de sócios são de responsabilidade essencialmente do executivo do clube, de sua diretoria, que tem autonomia para sua gestão”, explica o torcedor, que pede mais apoio dos torcedores da cidade nos jogos do campeão gaúcho de 2017 pela Série D. “Pela quantidade de promoções e parcerias com empresas da cidade, a comunidade poderia abraçar mais o clube e se deslocar ao estádio mais frequentemente e em maior número.”

Vale-motel Novo Hamburgo - @zezinhodudu/Twitter - @zezinhodudu/Twitter
Morando fora de Novo Hamburgo, torcedor não vai poder utilizar vale-motel sorteado; assim, decidiu dar o prêmio para amigo
Imagem: @zezinhodudu/Twitter

Mas se você está pensando no destino do vale-motel, o próprio José Eduardo esclarece: não vai utilizá-lo. O brinde acabou ficando com um amigo que mora na cidade.

“Eu adoraria utilizar o vale, até porque passei minha infância inteira de carro por esse motel (que fica em um bairro de São Leopoldo) e nunca tive a oportunidade de entrar - ele fica no caminho para a casa da minha avó”, conta o sorteado. “E como não estarei em Novo Hamburgo nos próximos 60 dias (prazo do brinde), doei-o a um amigo de arquibancada que segue nas mais diversas situações. Talvez ele merecesse mais do que eu, mas a sorte estava ao meu lado”, completou, em tom de brincadeira, José Eduardo – que já deixou combinado com o amigo que receberá uma combinação financeira para que possa utilizar serviços semelhantes na cidade de Rio Grande.