Topo

Errei ao invalidar gol do Palmeiras contra o Fluminense em 2009, diz Simon

Vitória diante do Palmeiras no Maracanã acabaria ajudando a salvar o Flu da queda; na TV, ex-árbitro diz que lance de gol só nasceu após outra marcação equivocada - Marino Azevedo/Photocamera
Vitória diante do Palmeiras no Maracanã acabaria ajudando a salvar o Flu da queda; na TV, ex-árbitro diz que lance de gol só nasceu após outra marcação equivocada Imagem: Marino Azevedo/Photocamera

Do UOL, em São Paulo

01/05/2018 00h40

O ex-árbitro Carlos Eugênio Simon disse nesta segunda-feira (30) ter cometido uma falha que ainda hoje assombra o torcedor do Palmeiras: a anulação de um gol de Obina, em jogo no Rio de Janeiro contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2009.

O jogo foi realizado em 8 de novembro daquele ano e era válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Embora contabilizasse apenas uma vitória nos seis últimos jogos, o time paulista liderava a competição com 58 pontos, à frente de São Paulo (58), Atlético-MG (56) e Flamengo (54).

O Fluminense, por sua vez, era o penúltimo colocado, com 33 pontos. Entretanto, vinha de seis jogos de invencibilidade, com três vitórias e três empates.

No jogo entre os dois times, o Palmeiras abriu o placar aos 30 min do primeiro tempo: após escanteio cobrado pela esquerda, o chileno Luis Figueroa aproveitou a sobra e cruzou para a área, onde Obina cabeceou para o gol. Símon, porém, marcou falta de ataque e invalidou o lance. No segundo tempo, aos 15 min, Fred marcou e deu a vitória ao Fluminense por 1 a 0.

Nesta segunda-feira, Obina e Simon se reencontraram durante exibição de programa do canal de TV por assinatura FOX Sports. E o ex-árbitro, hoje comentarista de arbitragem da casa, admitiu que errou ao invalidar o gol palmeirense - mas que só nasceu porque ele errou ao dar escanteio para o time alviverde na origem do lance.

"Só mostram uma parte. Não foi escanteio, era tiro de meta", afirmou Simon. "Foi cobrado o escanteio, o zagueiro afastou, deu rebote e o Obina fez. Apitei antes. Hoje, assumo que errei", acrescentou.

"Era tiro de meta, fiquei com a pulga atrás da orelha. O cara dá perigo de gol. Muitas vezes dá certo, essa não. Eu via a fita para ver onde errei. Vi que a gritaria era enorme. De fato, o lance era tiro de meta, foi um equívoco. Tentei acertar e acabei errando. Se acontece o gol, o outro lado iria reclamar, pois era tiro de meta", completou.

Mantidos os demais resultados do Brasileiro de 2009, o Fluminense teria terminado o campeonato com 44 pontos se a partida contra o Palmeiras tivesse terminado 1 a 1 - e seria rebaixado, uma vez que o Coritiba terminou com 45 pontos. O Palmeiras, por sua vez, fecharia a competição com 63 pontos, na quarta posição, com uma vaga na Libertadores de 2010 - com um ponto a menos, acabou em quinto e foi para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.