Topo

VAR falha em final, valida gol impedido e decide título na Austrália

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 18h39

O árbitro assistente de vídeo chega ao futebol com a promessa de reduzir bastante a quantidade de erros de julgamento no futebol, mas o tempo de adaptação cria polêmicas no mundo inteiro. Neste fim de semana, a decisão do Campeonato Australiano foi decidida por um gol irregular validado pelo VAR.

O campeão foi o Melbourne Victory, que bateu o Newcastle Jets por 1 a 0. O gol do título saiu na bola aérea: cobrança de falta levantada na área, desviada e completada a gol (confira o lance acima). O problema foi que o desvio se deu por um jogador em posição de impedimento. A arbitragem não notou a irregularidade, e o VAR também não ajudou, de modo que o lance foi validado e veio a decidir o título.

Após o erro, a Federação Australiana de Futebol veio a público explicar a situação. “Nesta ocasião, a tecnologia falhou e os ângulos necessários [para julgar o impedimento] não ficaram disponíveis”, admitiu a entidade, que garante estar investigando o que motivou a falha técnica.

Neste tipo de caso, a decisão da arbitragem deve ser mantida caso o VAR não apresente provas de irregularidade no lance. Como a decisão original foi validar o gol, e a tecnologia não forneceu as imagens, o título australiano acabou definido pelo erro.