Topo

Atlético-MG faz limpa no elenco e 'desaparece' com indicações de Oswaldo

Indicados pelo treinador já saíram ou estão sem espaço no Atlético de Thiago Larghi - Bruno Cantini/Atlético-MG
Indicados pelo treinador já saíram ou estão sem espaço no Atlético de Thiago Larghi Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

08/05/2018 04h00

Oswaldo de Oliveira chegou ao Atlético-MG em outubro do ano passado e foi embora no início de 2018. Antes disso, ainda planejando uma temporada inteira pela frente, o treinador ajudou a diretoria na contratação de jogadores e indicação de atletas. Três meses depois de ter deixado a equipe, no entanto, a maioria desses jogadores também não está mais no clube. Reflexo de uma política de contenção de gastos, os pupilos do comandante aos poucos vão desaparecendo.

O zagueiro Felipe Santana e o atacante Hyuri foram as últimas baixas do Atlético. Negociado com o Ceará por empréstimo, Hyuri retornou ao Galo este ano após passagem pelo futebol chinês em 2017. A volta do jogador foi um pedido de Oswaldo, com quem o atleta trabalhou no Botafogo, em 2013. Em campo, porém, o jogador pouco rendeu e só atuou por duas ocasiões com a camisa do Galo.

Outro que voltou ao Atlético por indicação de Oswaldo foi o lateral Danilo. A princípio, o jogador seria o reserva imediato do titular Fábio Santos, mas acabou perdendo espaço principalmente após o Atlético contratar o jovem Kelvin, do Audax-SP, que está sendo preparado para ser o suplente. Com isso, acabou negociado e retornou à Ponte Preta por empréstimo. Na outra lateral, Samuel Xavier também atuou com Oswaldo no Sport e chegou ao Atlético com o aval do treinador. Contudo, perdeu a condição de titular desde Thiago Larghi assumiu e tem conversas avançadas com o Ceará.

Homem de confiança de Oswaldo, o volante Arouca também está de saída. O Atlético não pretende continuar com o jogador e já estuda repassá-lo a outras equipes. O Vasco mostrou interesse e as negociações estão em andamento. O veterano foi titular nos primeiros jogos do ano ao lado de Elias, mas perdeu espaço com a chegada de Thiago Larghi. Sua última apresentação aconteceu há quatro jogos em um time mesclado pela Copa do Brasil. Hoje, a principal dupla de volantes é formada por Adilson (preterido por Oswaldo) e Gustavo Blanco.

Apesar de os pupilos de Oswaldo não serem tão utilizados como antes, a limpa feita pela diretoria não abrange só os indicados do treinador. Procurando enxugar gastos, a gestão de Sérgio Sette Câmara já negociou duas dezenas de jogadores. Por empréstimo ou em definitivo, veja abaixo a lista de saídas:

Zagueiros: Erazo, Nathan, Jesiel, Felipe Santana
Laterais: Alex Silva, Mansur, Marcos Rocha, Leonan, Danilo, Carlos César
Meias: Valdívia, Marco Túlio
Atacantes: Fred, Rafael Moura, Capixaba, Marlone, Pablo, Robinho, Carlos, Hyuri